Garanhuns realiza grupo de discussões para a Conferência Intermunicipal de Educação

publicado: 24/10/2023 12h30,
última modificação: 24/10/2023 12h30

Garanhuns reuniu, nesta segunda-feira (23), integrantes de vários setores da sociedade para grupo de discussões da V Conferência Intermunicipal de Educação – Agreste Meridional. O encontro aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) durante a manhã e a tarde. Os grupos discutiram as políticas públicas voltadas para direitos humanos, inclusão e diversidade.

O objetivo é a mobilização da sociedade civil e política para contribuir na Construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034. Participaram representantes do Fórum Municipal Permanente de Educação, dos Conselhos Municipais, Sindicato dos Professores (Sinpro), Comunidades quilombolas, gestores escolares, professores, estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“No dia de hoje vários municípios, de forma simultânea, estão realizando este momento para que no dia 31 possamos chegar e apresentar as nossas discussões. Então, todo Agreste Meridional poderá socializar, discutir e fazer suas proposições. Esse é um momento muito importante, é um momento histórico”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

Os representantes discutiram o Eixo 3, que retrata o tema “Educação, direitos humanos, equidade, inclusão e diversidade: Justiça Social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e combate às diferenças e novas formas de desigualdade, discriminação e violência”. Como a modalidade da conferência é intermunicipal, o tema será discutido com outros dois municípios: Bom Conselho e Lagoa do Ouro.

“O Fórum de Educação de Garanhuns tem a honra de participar desse momento. Do mesmo jeito que temos essa consciência de que é necessário participar, esperamos que todos os envolvidos também se sintam dessa forma. Não é fácil o que fizemos hoje, mas é importante pois vai alterar a realidade das pessoas”, disse Lourdes Antunes, representante do Fórum Municipal Permanente de Educação (FMPE).

Os presentes acompanharam a apresentação do projeto Libras na Escola, da EFITI José Ferreira Sobrinho, que destaca a importância da Língua Brasileira de Sinais, e também e do projeto de Arte-Educação desenvolvido na Escola Professor Petrônio Fernandes da Silva, que vem evidenciando a cultura do Caboclinho.

A diretora de Monitoramento, Valdenia Gueiros, destacou os próximos passos que serão dados: “a próxima etapa será a consolidação das proposições do Eixo 3 entre os municípios de Garanhuns, Bom Conselho e Lagoa do Ouro, que ocorrerá nesta quarta-feira (25). A partir deste momento ocorrerá a Conferência Intermunicipal, na cidade de Caetés, no dia 31 de outubro. Lá serão realizadas todas as discussões cabíveis sobre os 7 eixos estudados. Após estas etapas municipais será vivenciada a estadual no mês de novembro”, disse.

Fotos: Vinicius Vilela