Garanhuns realiza dois primeiros desfiles em comemoração ao Dia da Independência do Brasil

publicado: 11/09/2023 13h01,
última modificação: 11/09/2023 13h01

Garanhuns vivenciou o Dia da Independência do Brasil com dois grandes desfiles cívico-militares. A programação realizada e organizada pela Secretaria de Educação iniciou na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade. Durante a tarde, o Distrito de São Pedro também foi contemplado com o maior desfile já realizado na comunidade. Somente nesta quinta-feira (07) desfilaram mais de 60 instituições.

A programação teve início com hasteamento das bandeiras, realizado em frente ao Palácio Celso Galvão com as presenças do Prefeito Sivaldo Albino; do Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Coronel Ronny de Brito Barros; e do Tenente-Coronel Ayres Mendonça Luna, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros. O ato solene foi acompanhado pela Banda do 71º BI Mtz.

Após o hasteamento, foi iniciado o desfile ao longo da Avenida Santo Antônio. A Banda do 71º BI Mtz acompanhou o grupo das Lojas Maçônicas. Em seguida, 23 escolas empenhadas em mostrar tudo que ensaiaram nos últimos meses se apresentaram para o público. A Prefeitura de Garanhuns investiu e mais de 700 novos instrumentos foram adquiridos para que as escolas desfilassem com todo brilho e encanto.

Um dos momentos aguardados também foi a apresentação das forças de segurança. Passaram pela avenida representações do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também participaram do desfile bandas independentes, escolas da Rede Estadual e particulares e projetos especiais.

A tarde, o distrito de São Pedro recebeu a comemoração pelo 7 de Setembro. Neste ano, o desfile foi ampliado, recebendo também a representação do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado. 12 escolas desfilaram para o público. Uma novidade neste ano foi a Banda de Ex-Alunos da Escola José Ferreira Sobrinho, equipada recentemente pela Secretaria de Educação, fez a estreia para a comunidade.

Os desfiles contaram com o apoio das Secretarias Municipais, a Autarquia Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (AMSTT), Conselho Tutelar, 71º BI Mtz, 9º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

Fotos: Hilton Marques | Sérgio Neves | Vinicius Vilela