Garanhuns realiza avaliação diagnóstica com mais de 3 mil estudantes das escolas municipais

publicado: 04/04/2024 15h53,
última modificação: 04/04/2024 15h53

Mais de 3.000 crianças das escolas municipais de Garanhuns estão passando por uma avaliação diagnóstica durante esta semana. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que funciona em regime de colaboração entre o Governo Federal, os Estados e os municípios. As avaliações estão sendo aplicadas nas turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais e vão trazer um diagnóstico para a implementação das medidas previstas pelo programa, em conjunto com as políticas públicas já implantadas no município.

O objetivo central do programa é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de promover a recuperação das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.

Com todas as ações, é possível traçar estratégias para melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas maiores dificuldades dos estudantes. “Uma das premissas do programa é que os municípios durante os anos de 2024 e 2025 consigam criar suas políticas de formação continuada na rede. Garanhuns já está a frente neste processo, pois desde 2023 implantou o programa Aprendentes. Então, estamos alinhando a nossa política às diretrizes do Compromisso Nacional”, disse Carlos Barros, diretor de Ensino de Garanhuns.

Somando às iniciativas do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Rede Municipal de Garanhuns também já conta com a realização da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem de Garanhuns (ADAG), que periodicamente é realizada com os estudantes. No mês de março as salas do 1º ano do Ensino Fundamental participaram deste momento, que teve o objetivo de entender como estão as habilidades das crianças que estão dando os primeiros passos no Ensino Fundamental.