Garanhuns poderá contar com incubadora de empresas de base tecnológica

publicado: 24/04/2015 16h30,
última modificação: 24/04/2015 16h30

Um estudo de viabilidade será realizado pelo Sebrae

O prefeito Izaías Régis recebeu nesta semana a Gestora da Área de Tecnologia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Sueli Cavalcanti e o Gerente da Unidade de Garanhuns, Moshe Dayan Fernandes para conversar sobre a implantação de uma incubadora de empresas no segmento de tecnologia no município. Participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, da Fazenda, Evílson Rego e de Articulações Políticas e de Governo, Wanderley Lopes.

As incubadoras de empresas são instituições que buscam a modernização de suas atividades para transformar ideias em produtos, processos e serviços, além de oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nos pequenos negócios.

Durante o encontro ficou definido que será realizado um estudo de viabilidade do projeto. De acordo com Sueli Cavalcanti a instalação de uma incubadora é muito importante para o desenvolvimento de Garanhuns. “A ideia é que através do estudo de viabilidade econômica e financeira para trazer uma incubadora se tenha subsídios para ver a potencialidade do município. Com esses dados é mais fácil estruturar a incubadora e identificar em quais áreas ela pode atuar e se realmente a área de tecnologia vai ser o forte da região”, disse Sueli.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico Geandré Nogueira a cidade tem uma vocação natural para a tecnologia. “Uma incubadora nessa área, principalmente, em Garanhuns, que já tem essa vocação natural, haja visto os cursos com bases tecnológicas na Universidade de Pernambuco (UPE), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é mais uma oportunidade de aglutinar essas forças em prol de um objetivo em comum. O resultado será capacitar e facilitar a vida dos pequenos empresários e os estudantes que estão saindo das universidades e podem desenvolver melhor seus projetos, como por exemplo, o desenvolvimento de um software”, afirmou o Secretário.

O Governo Municipal já vem trabalhando em um projeto na área de tecnologia. O Conecta Garanhuns trará internet para os prédios públicos, pontos turísticos e alguns bairros da cidade. Segundo o Secretário de Governo, Wanderley Lopes, o Conecta Garanhuns vai proporcionar a infraestrutura para o projeto da incubadora. “O município já vai iniciar a parte de execução do Conecta nos próximos 30 a 60 dias, com a viabilidade desse projeto de incubadora acredito que vamos fazer com que o Conecta aumente ainda mais a sua contribuição para o município”, pontuou Wanderley.
Garanhuns poderá contar com incubadora de empresas de base tecnológica2

Texto e fotos: Ezandra Ribeiro