Garanhuns participa de solenidade de conclusão do Projetos Político-Pedagógicos de todas as escolas da Rede Municipal

publicado: 28/02/2024 13h18,
última modificação: 28/02/2024 13h18

O município de Garanhuns consolidou um importante passo para o avanço na educação, cumprindo mais uma meta do Plano de Gestão da Secretaria de Educação. Foi realizada nesta terça-feira (27) a solenidade de certificação do Projeto Político-Pedagógico (PPP), um importante documento norteador das escolas. A cerimônia aconteceu na Gerência Regional de Educação e contou com a presença de representantes de todas as unidades de ensino municipais.

Pela primeira vez, 100% das escolas e creches municipais concluíram o Projeto Político-Pedagógico (PPP), uma conquista para as unidades de ensino. O PPP expressa proposta curricular, diretrizes para formação de professores e procedimentos para gestão pedagógica. A estrutura do documento traz também toda contextualização histórica, incluindo as características sociais e culturais.

“É um marco histórico no nosso município. O Projeto Político Pedagógico deve ser um documento diário, de construção coletiva, e que não pode ser esquecido. O documento precisa ser trabalhado com a comunidade, estudantes e também servidores da unidade, sendo um documento base pra gerir as nossas unidades”, explicou Rodolfo Alves, secretário executivo de Educação.

A professora Sonia Lima, da GRE, acompanhou todos os passos para conclusão das etapas necessárias para entrega de todos os documentos. “O objetivo desse encontro é sinalizarmos todo esse processo, reconhecendo a importância do PPP dentro de uma instituição para o sucesso e bom funcionamento dela. Foi um ano de muito trabalho, de muita luta e hoje, com muita alegria, reunimos todos para que todo esse processo é fruto do esforço de casa um que colaborou para que isso acontecesse”, disse Sonia.

O PPP traça as estratégias para que a escola possa alcançar suas metas. No evento, os profissionais também apresentaram detalhes sobre os processos para que o documento fosse construído. O trabalho passou pelas fases de planejamento, análise de dados, definição de prioridades, metas e ações da escola e validação, que também inclui a comunidade escolar.

Fotos: Vinicius Vilela