Garanhuns |Parceria leva orientações sobre combate à dengue para escolas municipais

publicado: 19/03/2024 12h51,
última modificação: 19/03/2024 12h51

Uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde de Garanhuns está levando para as escolas municipais uma campanha contra a dengue, zika e chikungunya. Os Agentes de Combate às Endemias estão orientando os estudantes sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti e também como identificar os sintomas das doenças.

Os estudantes são orientados sobre algumas medidas que podem prevenir a proliferação do mosquito, como se certificar que caixa d’água e outros reservatórios estejam devidamente tampados e observar e eliminar locais que possam acumular água. O engajamento dos estudantes pode se estender além das escolas, influenciando família e amigos a também participarem na prevenção dessas doenças, ampliando o impacto positivo nas comunidades.

Uma das unidades de ensino visitadas foi o Colégio Padre Agobar Valença. “Os estudantes absorvem as informações com facilidade e de forma consciente multiplicam o que aprendem no ambiente familiar e na comunidade onde vivem, facilitando a promoção de uma prática saudável de cuidado para o combate à dengue”, afirmou Tatiana Soares, gestora adjunta do colégio.

Também durante as palestras, os agentes informam sobre os principais sintomas da doença. A diretora de Vigilância em Saúde de Garanhuns, Gesika Silva, reforça a importância de procurar a Unidade Básica de Saúde em caso de suspeita de arboviroses. “A partir das notificações que ocorrem após os atendimentos, conseguimos realizar ações para controle do vetor”.

Fotos: Vinicius Vilela