Garanhuns Jazz Festival encerra sua 7ª edição com noite inesquecível

publicado: 04/03/2014 12h17,
última modificação: 20/01/2015 12h20

O quarto e último dia do Garanhuns Jazz Festival 2014 promete entrar para a história como um dos melhores momentos do festival, deixando o público e os artistas com gostinho de quero mais. A programação do evento começa às 10h30, com as oficinas musicais para os inscritos. Nesta terça-feira (4), é a vez do curso de gaita para adultos com Jefferson Gonçalves e do curso de guitarra, para públicos de todas as idades, com Naná Maram. As oficinas acontecem no Parque Ruber Van der Linden, onde está montado o palco Pau Pombo.

A programação de shows começa à tarde. No último dia, o festival apresenta ao público o som de Pedro Black, guitarrista revelação da cena instrumental de Pernambuco e vencedor do Concurso Cultural de bandas promovido pelo GJF. Ele se apresenta, a partir das 15h, no palco Pau Pombo, ao lado do trompetista de jazz nova-iorquino Mark Rapp. Jam sessions animam o público após o show.

Já no palco Ronildo Maia Leite, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, o festival será encerrado pelo duo Salimanga, formado pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Colonais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros, como samba, choro e baião, com cadências latinas e com o jazz. Eles convidam o músico Beto do Bandolim para, juntos, executarem clássicos do chorinho nacional e frevos tradicionais de Pernambuco. O show contará com a ilustre participação do Maestro Israel de França, que é o Primeiro Violinista da Orquestra da Cidade de Granada, Espanha. Para completar o time, Herick Faustino, mestre de percussão do Projeto Batuque de Garanhuns.

Em seguida, Mud Morganfield, filho de Muddy Waters, Rei do Blues, mostra ao público como se faz o verdadeiro blues tradicional de Chicago. Morganfield é considerado atualmente como um dos mais ilustres cantores de blues do mundo e ainda integra, entre outros projetos, o cast do musical da Broadway “Ghost of the Blues”. Ele vem ao festival fazer uma homenagem ao pai, acompanhado pelos velhos companheiros da Uptown e por Marcelo Naves, sem falar na participação especialíssima de um dos principais guitarristas de blues de Pernambuco, o garanhuense Claudio Lins.

E os amantes do som eletrizantes das guitarras podem comemorar. Nesta mesma noite ainda acontece o Guitar Night, um dos principais shows do festival que reúne grandes guitarristas de vários gêneros e lugares. Este ano o show conta com a participação de Edu Ardanuy, um conceituado guitarrista paulista e membro da banda Doctor SIN; Joanatan Richards, atuante guitarrista de blues de Caruaru; o norte-americano Greg Wilson, que é cantor e guitarrista da banda Blues Etílicos; Otávio Rocha, que também atua como guitarrista no Blues Etílicos e é um dos maiores mestres do “slide guitar”; Fred Andrade, um dos mais destacados representantes da música instrumental de Pernambuco; Artur Menezes, que é considerado o principal guitarrista de blues do Ceará, apesar de atualmente estar radicado em São Paulo; Igor Albuquerque, jovem revelação da guitarra jazz fusion de Garanhuns; e Karl Dixon, que vem diretamente de New York para participar do festival como convidado de honra. O cantor é membro do renomado grupo gospel “Harlem Jubilees Singers”. Thomaz Lera e Daniel Diniz, guitarristas membros da Uptown Band, também participam do show das guitarras. Pedro Black, o vencedor do Concurso Cultural de bandas do GJF, volta a fazer uma performance especial na última noite do evento. E para encerrar o festival com um show inesquecível, o GJF traz ao palco o cantor George Israel, que é membro do Kid Abelha e um dos principais representantes do rock nacional. Ele convoca o seu filho, Leo Israel, para junto com o guitarrista Victor Biglione realizar um show em homenagem ao rock nacional, com influências do jazz, fusion e blues.

Para saber mais sobre o festival, acesse:  http://www.garanhunsjazz.com.br/edicao2014/