Garanhuns é representado em seminário sobre a segurança das mulheres

publicado: 11/05/2015 12h36,
última modificação: 11/05/2015 13h51

O seminário “Construindo uma Cidade Segura para as Mulheres”
foi realizado pela organização internacional ActionAid

Garanhuns esteve representado, na última sexta-feira (08), no seminário “Construindo uma Cidade Segura para as Mulheres”, baseado na campanha Cidades Seguras para as Mulheres, lançada pela organização internacional ActionAid, em 2014. O objetivo do encontro foi debater os esforços que estão sendo empregados para tornar os espaços públicos mais seguros para as mulheres. A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Rosário Sarduy, participaram do seminário.

Durante o encontro, a ActionAid apresentou a campanha Cidades Seguras para as Mulheres, que relaciona a violência de gênero nas cidades com a deficiência de alguns serviços públicos prestados, como iluminação e transporte. Por sua vez, a Secretaria de cada município presente apresentou as ações que já estão sendo realizadas para manter a segurança das mulheres em seus respectivos municípios.

Na ocasião, a Secretaria da Mulher de Garanhuns apresentou um plano completo de ações que já são realizadas por meio da parceria com as demais secretarias. A apresentação contou com ações de iluminação pública, pavimentação, priorização do programa Minha Casa Minha Vida, ações contínuas sobre prevenção à violência, aplicação do programa Maria da Penha vai à Escola, programas de qualificação profissional para as mulheres vítimas de violência, articulação com a Polícia Civil e Militar, criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), entre outras ações que já estão concretizadas no município.

“Foi um momento importantíssimo, pois expomos as ações que já estamos realizando aqui em Garanhuns e aprendemos ainda mais para continuarmos nessa busca pela melhoria dos serviços públicos, com o intuito de planejar Garanhuns sob a perspectiva de gênero”, comentou Eliane Vilar. Realizado pela organização internacional ActionAid e a Secretaria da Mulher de Pernambuco, o encontro contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, a coordenadora do Programa de Direito das Mulheres da ActionAid no Brasil, Ana Paula Ferreira, e da coordenadora internacional da ActionAid, Ramona Vijeyarasa.

Garanhuns é representado em seminário sobre a segurança das mulheres 2 Garanhuns é representado em seminário sobre a segurança das mulheres 3


Texto: Ruthe Santana
Foto: cedida pela Secretaria Municipal da Mulher
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)