Garanhuns é o 2º colocado em PE em ranking de alunos em tempo integral no ensino fundamental

publicado: 05/12/2023 13h14,
última modificação: 05/12/2023 13h14

Garanhuns alcançou mais uma marca positiva na Educação. Foi divulgado o Ranking de Competitividade dos Municípios, que apontou um grande avanço no número de estudantes matriculados nas escolas em tempo integral. De acordo com o estudo, o município subiu 237 posições no ranking nacional e é o 2º colocado em Pernambuco com mais alunos em tempo integral no ensino fundamental.

O levantamento leva em conta o número de matrículas no ensino fundamental em tempo integral e regular. O município de Garanhuns iniciou a modalidade de ensino em 2022 e atualmente conta com cinco escolas integrais com mais de 2 mil estudantes matriculados.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall. O levantamento é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes com base nos dados do Censo Demográfico de 2022.

“Essa é uma importante meta do Plano Municipal de Educação, recebemos a gestão com essa meta zerada e avançamos de maneira considerável. Isso aponta para o compromisso da Gestão Municipal. 2024 será o ano para consolidação das cinco escolas já implantadas considerando os aspectos físicos e o modelo da Escola da Escolha”, disse Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O investimento também foi feito para requalificar as unidades que receberam a modalidade de ensino. Neste ano foram entregues a ampliações das EFITIs Prefeito Amílcar da Mota Valença, na Cohab 2, e José Ferreira Sobrinho, no Distrito de São Pedro. Atualmente a EFITI Governador Miguel Arraes de Alencar está passando por obras para acolher o programa.

“Nós do Inova Educação, ficamos muito felizes em ver o crescimento e o reconhecimento do trabalho desenvolvido com a educação integral em nossa cidade. Temos profissionais dedicados em nossas escolas e compromisso com o desenvolvimento educacional. Essa conquista não seria possível sem o esforço conjunto de toda a comunidade escolar: professores, diretores, funcionários e, é claro, os próprios estudantes”, afirmou Marcella Alvarez, coordenadora do programa Inova Educação.