Garanhuns é destaque em mais um indicador nacional

publicado: 04/12/2015 18h50,
última modificação: 07/12/2015 12h04

Município passou do 17º para o 10º colocado geral em Pernambuco

A edição 2015 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que indica o desenvolvimento socioeconômico do país e um dosindicadores mais respeitados do Brasil, divulgou as cidades que atingiram indicadores satisfatórios nas áreas de Educação, Emprego, Renda e Saúde. Garanhuns passou do 17º lugar para o 10º colocado geral no estado de Pernambuco.

O índice foi criado pelo sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, avaliando suas condições. Nesta edição, com base em dados oficiais de 2013, o estudo traz comparações com outros anos da série histórica e projeções sobre a evolução do desenvolvimento.

Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. O índice varia de zero (mínimo) a um ponto (máximo) para classificar o nível de desenvolvimento de cada cidade em quatro categorias: baixo, regular, moderado e alto. A pontuação geral de Garanhuns evoluiu de 0.6855 (2012) para 0.7183 (2013). Educação, Emprego e Renda passaram para o nível moderado – emprego e Renda evoluíram também em sete pontos, passando de 19º para 12º, atingindo o maior nível desde que o Índice foi criado em 2005. A Saúde foi considerada com alto nível de desenvolvimento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, esse resultado positivo no Índice Firjan só vem a ressaltar os esforços feitos pelo Governo Municipal em melhorar cada vez mais a nossa cidade. “O prefeito Izaías Régis, desde o início da gestão, privilegiou a geração de emprego e renda como impulsionadores do desenvolvimento sustentável de Garanhuns. Um crescimento significativo de um índice tão respeitado só vem mostrar que estamos no caminho certo”, avalia o titular da pasta.

Texto: Samara Pontes [Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico]
Foto: Luanny Porto – Arquivo Secom
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)