Garanhuns debate políticas públicas na V Conferência Intermunicipal de Educação

publicado: 01/11/2023 15h36,
última modificação: 01/11/2023 15h36

Garanhuns participou da V Conferência Intermunicipal de Educação – Agreste Meridional. Representantes de 22 municípios debateram sete eixos temáticos que tratam sobre o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social. O encontro foi realizado na cidade de Caetés nesta terça-feira.

“Esta é uma demanda importante e que Garanhuns faz parte efetivamente de todas as discussões. A nossa comitiva contou com estudantes da Educação de Jovens e Adultos e também das escolas integrais, pais de estudantes, gestores, pessoas com deficiência, representante de comunidades quilombolas e professores, todos juntos para discutir e colaborar com esse documento”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O objetivo é a mobilização da sociedade civil e política para contribuir na Construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034. No mês de novembro será realizada a Conferência Estadual para que em seguida o debate seja levado pra o âmbito nacional.

Mãe de um estudante da Escola Monsenhor Tarcísio Falcão, Nathália Ferro, foi uma das representantes do município e destacou a importância de participar das discussões: “Estou feliz por ter sido convidada, de estar tendo essa oportunidade de participar do desenvolvimento dos próximos 10 anos da educação do meu filho enquanto criança autista, podendo falar sobre inclusão”, disse.

O município de Garanhuns realizou as conferências preparatórias sobre um dos eixos específicos, que retrata o tema “Educação, direitos humanos, equidade, inclusão e diversidade: Justiça Social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e combate às diferenças e novas formas de desigualdade, discriminação e violência”. O assunto foi estudado junto aos municípios de Bom Conselho e Lagoa do Ouro.

A jovem Allana Victória, da EFITI Governador Miguel Arraes de Alencar, representou os estudantes. “É uma honra de estar participando desse evento até porque irei fazer parte do que este documento trata nos próximos dez anos. Também irei garantir a inclusão de todos e todas na educação, independente dos níveis, etapas e modalidades”, destacou.