Garanhuns conquista segundo lugar no prêmio Práticas Inovadoras em Gestão Pública

publicado: 13/04/2016 17h45,
última modificação: 13/04/2016 17h47

Projeto Incluir ficou entre os melhores do prêmio estadual, promovido pela Amupe

por SAMARA PONTES

O município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, conquistou o segundo lugar no prêmio Práticas Inovadoras em Gestão Pública, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O momento foi realizado na manhã de hoje (13), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no encerramento do III Congresso Pernambucano de Municípios. Ao todo, 10 cidades concorreram ao prêmio. São Bento do Una ficou em primeiro lugar.

A “Cidade das Flores” conquistou o segundo lugar, concorrendo com o Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária – Projeto Incluir. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, representou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e comentou essa grande conquista para o município. “Isso demonstra a importância de promover ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população com a geração de mais renda, estímulo ao empreendedorismo e a inclusão de novas economias. Esse foi mais que um projeto, foi uma política de governo que visou estimular a inclusão produtiva de empreendimentos rurais, da economia solidária, e dos pequenos negócios”, declara.

O gestor municipal também comemora a conquista. “O nosso projeto ficou em segundo lugar, mas, acima de qualquer colocação, somos vencedores, principalmente pelos resultados que já conquistamos através dessa iniciativa. Acredito que precisamos inovar cada vez mais na gestão pública com a finalidade de melhorar a vida da população. Parabenizo a toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a todas as Secretarias envolvidas, que contribuíram para que ficássemos entre os melhores”, destaca Izaías Régis.

Os municípios que também concorreram foram: Afogados da Ingazeira, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Petrolina, Recife, São Bento do Una, Timbaúba e Triunfo. De acordo com a Amupe, o prêmio de boas práticas mostra que os gestores têm encarado a crise como oportunidade de crescimento e de ousadia, para encontrar saídas e discutir as bases para uma governança que exige cada vez mais conhecimento, talento e criatividade.

Projeto Incluir – O projeto propõe diretrizes que resultem em geração de renda, emprego, trabalho, além da fixação do produtor rural em seu local, contribuindo para a erradicação da pobreza no campo e na cidade. Lançado em 2014, a iniciativa estimulou a ampliação e o fortalecimento dos pequenos negócios e do microempreendedor individual. A iniciativa é uma realização do Governo Municipal, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Vigilância Sanitária Municipal, além das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Assistência Social e Educação.

3º Congresso Pernambucano de Municípios – Geandré Nogueira participou desde a segunda-feira (11) do evento. Ontem (12), o secretário ministrou uma palestra sobre as boas práticas de Garanhuns para o desenvolvimento. O titular participou ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, do gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Fernando Clímaco e da secretária de Desenvolvimento de Recife, Edirce Moura.

IMG-20160413-WA0016

Data: 13/04/2016