Garanhuns atinge meta de rematrículas estabelecida pelo Selo Unicef

publicado: 07/03/2023 16h54,
última modificação: 07/03/2023 16h54

Garanhuns é um dos primeiros municípios pernambucanos a atingir a meta de rematrículas estabelecida pelo Selo Unicef. Após uma mobilização da equipe da Secretaria de Educação, estudantes na faixa etária de 4 a 17 anos matriculados no Censo de 2020 e não localizados no Censo 2021 agora estão na escola.

O resultado foi obtido por meio da Busca Ativa Escolar, uma estratégia para ajudar a garantir os direitos à educação. A equipe da Secretaria de Educação contou com a ação das escolas municipais para alcançar a meta.

O município de Garanhuns começou ainda em janeiro de 2021 um ciclo de ações para conquistar o Selo Unicef. O trabalho acontece através da Comissão Intersetorial, que envolve várias Secretarias Municipais, e tem o intuito de fortalecer a prática de políticas públicas para crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS SOBRE O SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Arte: Divaci Souza