Garanhuns alcança o 3º Lugar em Qualidade da Educação em Pernambuco

publicado: 11/04/2024 13h03,
última modificação: 11/04/2024 13h03

Garanhuns recebeu mais um destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios, uma importante ferramenta de avaliação da Administração Pública no Brasil. O município aparece em 3º lugar em Pernambuco na classificação dos municípios com melhores resultados em Qualidade da Educação.

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), que realiza o estudo, “um município que cumpre a missão de garantir educação à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço. A qualidade da educação, além do impacto direto na qualidade de vida da população, representa uma parcela importante na formação dos valores da sociedade”.

A nova conquista se soma a outros dados que mostram grandes avanços na educação municipal. Ainda no fim do ano passado, Garanhuns alcançou município subiu 237 posições no ranking nacional, se tornando o 2º colocado em Pernambuco com mais alunos em tempo integral no ensino fundamental. Recentemente divulgada, a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADAG) revelou que em apenas dois anos houve um aumento de 41,7% na aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

A Gestão Municipal considera que esses são resultados de uma série de ações que estão sendo feitas na Rede Municipal de Ensino. Os investimentos são feitos na estrutura das escolas e também no ensino. Os cuidados são desde a primeira infância, com a abertura de quatro novas creches e a Secretaria de Educação está nos preparativos pra inaugurar a quinta unidade.

“Para chegarmos a esta classificação implantamos uma política consciente da importância do acesso e da qualidade na Educação pública como porta fundamental da construção da cidadania e protagonismo. Entretanto, é indispensável destacar que o investimento financeiro contribui diretamente com a priorização dessa política”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall. A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros, representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes com base nos dados do Censo Demográfico de 2022.

Arte Gráfica: Divaci Souza