GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Garanhuns adere ao programa Escola da Terra

Educação

Garanhuns adere ao programa Escola da Terra

Profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns estão participando do primeiro momento de formação para o programa Com o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em...

Publicado em

Profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns estão participando do primeiro momento de formação para o programa

Com o objetivo de promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, Garanhuns aderiu ao programa Escola da Terra, do Ministério da Educação. Para serem capacitados, alguns profissionais da Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns estão participando desde ontem (03) do IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, que está sendo realizado em Caruaru. O encontro segue até hoje.

O programa caracteriza-se por promover a formação continuada de professores para que estes atendam as necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas. O programa consiste em oferecer apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

O gerente de Ensino de Garanhuns Carlos Barros, um dos integrantes da secretaria que está participando do seminário, fala sobre o programa. “O Escola da Terra é um curso de formação continuada em educação do campo, que funciona em parceria com UFPE e MEC. O objetivo desse curso é aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores das escolas multisseriadas, visando o ensino, a partir de um currículo vivo, que trabalha as especificidades campesinas numa constante reflexão, quebrando paradigmas de escola rural e ampliando o processo de ensino no campo e para o campo”, finaliza o profissional.

O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
Garanhuns adere ao programa Escola da Terra1


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: cedidas pela Secretaria de Educação
Informações para a imprensa:
(Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste