Fundação Lemann visita escolas da Rede Municipal de Garanhuns incluídas no programa Educar pra Valer

publicado: 12/06/2019 20h22,
última modificação: 12/06/2019 20h23

O prefeito Izaías Régis também recebeu hoje (12), a equipe da fundação

12 de junho de 2019

As escolas da Rede Municipal de Garanhuns receberam hoje (12), a visita do coordenador de projetos da Fundação Lemann, Caio Poli, com o intuito de analisar os resultados pedagógicos das instituições que participam do programa Educar pra Valer, desenvolvido pela fundação. O coordenador estadual do programa Educar pra Valer, Júlio César Cavalcante, também participou da visita, juntamente com o vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente. O prefeito Izaías Régis também recebeu a equipe, que esteve acompanhada da secretária de Educação, Eliane Vilar.

De acordo com o coordenador de projetos da Fundação Lemann, Caio Poli, a parceria da instituição com o município tem gerado bons resultados. “A gente sai de Garanhuns super animado com essa parceria. Estou impressionado com as escolas que visitamos e as mudanças são perceptíveis, com uma estruturação muito grande na Educação. Ouvimos muitos professores, gestores e coordenadores sobre a importância da educação pública. A Fundação Lemann tem trabalhado há anos e é muito bacana ver esse comprometimento”, explicou.

A secretária de Educação, Eliane Vilar, garante que os resultados das escolas serão positivos em avaliações externas deste ano. “Começamos com o Educar pra Valer em maio de 2018 e neste tempo, focamos exatamente na alfabetização dos nossos alunos, porque nós tínhamos estudantes dos quintos anos que ainda não eram leitores fluentes. A partir desse momento, quando toda a rede de professores e gestores abraçou a ideia, nós já vimos uma evolução muito grande, com as escolas comemorando seus resultados. Nós já sabemos que nas nossas avaliações externas deste ano, os resultados serão diferenciados”, afirmou.

O prefeito Izaías Régis, comentou que está confiante na educação de Garanhuns. “Os professores da Rede Municipal de Garanhuns são os pilares na melhora da educação. Estamos no primeiro ano de parceria com a Fundação Lemann e já temos recebido elogios da equipe a respeito do nosso trabalho. Parabenizo a todos os professores da rede, que tem feito um trabalho belíssimo. Estamos investindo em novas escolas e levando a melhor qualidade no ensino, na merenda e no material escolar dos nossos alunos”, ressaltou.

Educar pra Valer — O programa Educar pra Valer busca impulsionar a educação de várias cidades brasileiras. Em 2018, Garanhuns foi contemplada com o programa e esteve entre as cidades-piloto da ação. De acordo com a Fundação Lemann, o objetivo é oferecer boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e suas escolas no avanço da aprendizagem. O programa é liderado por Veveu Arruda, que foi prefeito de Sobral, e reúne diversas experiências que deram certo no município para apoiar outras regiões e realidades Brasil afora.

A equipe se propõe a passar entre 3 a 4 anos em cada cidade, realizando ações e cumprindo metas específicas de cada local. Após implementar o programa, a equipe dá suporte na gestão e na formação de professores.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Com informações da Secretaria de Educação e Fundação Lemann

Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109