Fortalecimento do Sistema Único é discutida na Conferência Municipal de Assistência Social

publicado: 21/06/2017 12h04,
última modificação: 21/06/2017 12h08

Em sua 12ª edição, evento reúne mais de 200 pessoas

por CLOVES TEODORICO

21 de junho de 2017

A XII Conferência Municipal de Assistência Social iniciou nessa terça-feira (20) e segue durante toda esta quarta-feira (21), em Garanhuns. O tema de discussões deste ano é a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. A abertura do evento reuniu diversas autoridades locais e regionais, no Chalé Recepções II, bairro Heliópolis. De acordo com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), 220 pessoas integram o público.

Hoje, os conferencistas irão se dividir para discutir os quatro eixos temáticos da edição, que são: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sociassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistencias.

Ao final, um documento com as deliberações para a política de assistência social será produzido – unindo as sugestões de todos os participantes. A ideia é que o instrumento sirva de base para o planejamento de ações da pasta e também colabore na formatação do novo Plano Municipal de Assistência Social, que terá validade de 2018 a 2021. A conferência deve ser encerrada às 17h.

IMG_9316 IMG_9327 IMG_9330

Fotos: Cloves Teodorico