FIG contempla apreciadores da música clássica

publicado: 17/07/2015 21h31,
última modificação: 17/07/2015 21h31

Concertos eruditos também fazem parte da programação
do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)

No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), os garanhuenses e turistas poderão, também, apreciar concertos eruditos. A Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade, onde acontece a programação de música clássica do evento, recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 16h30, o sexteto Noise Viola, composto por Fred Andrade (guitarra), Paulo Barros (violão), Leonardo César (viola), Cacau (percussão), Caca Barreto (baixo) e Hugo Medeiros (percussão). O projeto de música instrumental acústica, iniciado em 2003, no Conservatório Pernambucano de Música, aposta na força da música nordestina urbana.

O grupo recifense combina gêneros como frevo, baião e maracatu, interpretados com uma roupagem contemporânea e virtuosística. “Ter se apresentado aqui teve uma importância individual para cada um de nós, pois é uma satisfação enorme, pela grande visibilidade que há, por ser um festival de muita diversidade. É muito importante para quem está envolvido com música,  estar aqui. Para quem vem, só é lucro. Gostaríamos de voltar sempre”, afirmou Zé Carlos, conhecido como Cacau, um dos integrantes do grupo. Fizeram parte do repertório do Noise Viola, músicas como Dança Pagã, Maracatu Bonito, Espelho Cego e Sofrendo Baixinho.

Natural do Espírito Santo, Ana Carolina, de 65 anos de idade, que mora em Garanhuns há sete anos, esteve atenta a todo instante à apresentação e ficou emocionada com o grupo e falou sobre essa experiência. “Foi uma coisa sensacional. Garanhuns é uma boa cidade para se viver e deveria investir nesse tipo de programação sempre, principalmente para as nossas crianças. Eu acredito nesse poder máximo que a música tem na sociedade, pois é uma forma até de elevar a qualidade de vida das pessoas. É a primeira vez que vejo esse grupo tocando e fiquei muito satisfeita de ter vindo hoje aqui”, comentou.

Ainda na noite de hoje, o Trio Mosaico Recife se apresenta na Catedral Santo Antônio. O trio é formado por Levi Guedes (piano), Frederica Bourgeois (flauta) e Wilson Pimentel (trompete). A programação de música clássica do Festival de Inverno acontece na Catedral Santo Antônio, em dois momentos. A partir de hoje (18), até segunda-feira (20), as apresentações são trazidas pelo Conservatório Pernambucano de Música, e acontece sempre às 16h30, com exceção da segunda-feira, que inicia às 16h. Já entre os dias 21 e 23, as apresentações fazem do XI Virtuosi na Serra, iniciando sempre às 21h.

FIG contempla apreciadores da música clássica 2 FIG contempla apreciadores da música clássica


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)