FIG 2017: Direitos da Criança e do Adolescente é tema de capacitação

publicado: 17/07/2017 16h26,
última modificação: 17/07/2017 16h27

Servidores recebem treinamento para execução do plano de ação no 27º Festival de Inverno de Garanhuns

por DANIELA BATISTA
com CLOVES TEODORICO
17 de julho de 2017

Uma capacitação voltada aos servidores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar que irão atuar durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi realizada durante a manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Centro Administrativo I. A preparação foi ministrada pelo gerente do setor de Políticas Públicas para a Criança, Macdouglas de Oliveira, e a assessora técnica Jacqueline Vieira, ambos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O momento teve o intuito de nortear os 40 educadores sociais e técnicos a respeito dos direitos da criança e do adolescente para que eles possam atuar de maneira efetiva no FIG. “É de suma importância que esses servidores participem porque eles podem tirar dúvidas sobre abordagens, como visualizar uma violação de direitos e como atuar em cada uma delas. Eles também são orientados acerca de qual órgão competente a ser acionado em caso de violação”, explicou a coordenadora da ação, Annik Lima.

Temas como trabalho e abuso sexual infantil e venda de bebidas alcoólicas foram debatidos, além de orientação sobre o Programa de Atenção Redobrada, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que tem como objetivo mobilizar e articular, junto aos municípios, ações de proteção e prevenção contra o abuso e à exploração de crianças e adolescentes nos pequenos e mega eventos culturais ou esportivos de Pernambuco.

Ações no Festival de Inverno – Os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos irão atuar durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns em todos os polos de animação. Servidores dos Cras’s, Creas e Conselho Tutelar estarão realizando ações de abordagem em relação à proteção dos direitos da criança e do adolescente. Durante à noite, cerca de 15 profissionais vão estar nas cinco entradas do principal polo do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O 27º Festival de Inverno acontece entre os 20 a 29 de julho, em Garanhuns.

Capacitaçao para FIG Assistencia Social_170717_Daniela Batista (111) Capacitaçao para FIG Assistencia Social_170717_Daniela Batista (10) Capacitaçao para FIG Assistencia Social_170717_Daniela Batista (41)

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG