GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns divulga programação

Educação

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns divulga programação

O Filig acontece de 9 a 12 de outubro, reunindo grandes nomes da literatura infantil do Brasil e da América Latina Foi divulgada, em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (23), a programação completa do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig). O momento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação da...

Publicado em

O Filig acontece de 9 a 12 de outubro, reunindo grandes nomes
da literatura infantil do Brasil e da América Latina

Foi divulgada, em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (23), a programação completa do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig). O momento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação da cidade e autoridades municipais. Com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores, o festival acontece de 09 a 12 de outubro, promovendo a interação de crianças e adultos com renomados escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A programação completa estará disponível, ainda hoje, no endereço: http://filigfestival.com.br.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, ressaltou a importância do incentivo à leitura para o crescimento intelectual das pessoas, principalmente para as crianças. “Nós nos preocupamos com a educação. A questão da educação é prioridade e nós temos esse compromisso de melhorar a qualidade. Realizamos outros eventos aqui, como a Bienal do Livro que foi um sucesso. Contamos com o empenho de nossa equipe, mais um vez, e acredito que essa é a primeira edição de muitas outras”, pontuou o gestor, no uso da fala.

A ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia (Argentina) são as atrações internacionais. Entre os brasileiros, os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara e a escritora Sandra Pina. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento, considerado o primeiro festival internacional de literatura infantil realizado na região Nordeste. O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). A curadoria é de Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador AEILIJ e membro da União Hispanoamericana de Escritores.

Nesta primeira edição, o Filig tem como tema: “Literatura Infantil – Construindo Cidadãos”. O tema surgiu da crença de que através da literatura é possível construir e incutir o hábito da leitura na vida de crianças, para que se tornem cidadãos e leitores críticos. Nas atividades dedicadas às crianças, os convidados participarão de oficinas e bate-papos descontraídos, que serão realizados no Sesc Garanhuns durante a manhã. A programação segue no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, no turno da tarde. O espaço, que fica na área central Garanhuns e tem infraestrutura de lazer, receberá rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre.

A programação de palestras para o público adulto será realizada à noite, no auditório do Sesc. Todas as atividades são gratuitas, sendo algumas voltadas para profissionais e alunos de escolas municipais; e outras abertas ao público. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do festival. As palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.


Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste