Feira livre de Garanhuns também recebe apresentações durante o FIG

publicado: 18/07/2015 14h47,
última modificação: 18/07/2015 14h47

O projeto Cultura Livre nas Feiras está em sua 4ª edição, na Ceaga, durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)

O projeto Cultura Livre nas Feiras realiza edições especiais durante o Festival de Inverno de Garanhuns, na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). Com o objetivo de resgatar artistas locais, alguns artistas foram cadastrados e trazem para o FIG uma programação com apresentações musicais. O projeto trouxe algumas apresentações hoje (18) e será realizado, também, no próximo sábado (25), sempre a partir das 9h.

Hoje, a primeira apresentação foi do Trio Pé Quente, formado por Osvaldo dos Santos (triângulo), Antônio Ferreira (zabumba) e Zuza do Acordeom (sanfona). “É a primeira vez que estamos nos apresentando aqui, nós gostamos muito, porque é uma forma de expor esse nosso trabalho. O bom é que a gente está fazendo aquilo que gosta. E se agradar o povo, a gente volta de novo”, afirmou, satisfeito, Osvaldo dos Santos, integrante do trio. Fizeram parte do repertório do Trio Pé Quente músicas de Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho e do Trio Nordestino.

O organizador do evento, Marconi Abreu, fala sobre a importância desse projeto e a relevância de sua realização durante o Festival de Inverno. “O objetivo é divulgar os artistas locais, para que eles tenham a oportunidade de se apresentar em outros momentos. É uma forma de fomentar em diversas cidades do Estado, a arte e a cultura de cada região. O bom de ser no FIG é que aumenta essa divulgação e visibilidade dos feirantes”. O projeto é um incentivo, por meio das apresentações em feiras livres, aos artistas locais e divulgação da cultura de cada cidade. Às 11h, a apresentação foi do Dema do Forró.

O projeto, que surgiu em 2011, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), sendo realizado, em Garanhuns, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Com o foco principal de garantir aos artistas locais uma oportunidade de expor o seu talento e ao público uma maior proximidade para vivenciar experiências culturais, o projeto já atingiu 52 cidades de Pernambuco e, neste ano, acontece em 25 municípios do Estado. Em Garanhuns, o Cultura Livre nas Feiras iniciou em 2013 e essa é sua quarta edição na feira Ceaga, durante o FIG.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico