Exposições, música e esporte farão parte das comemorações do Dia de Garanhuns

publicado: 01/03/2018 15h28,
última modificação: 19/03/2018 14h29

Eventos em comemoração aos 207 anos de criação do município serão realizados no domingo (11)

por DANIELA BATISTA
01 de março de 2018

Garanhuns irá comemorar 207 anos de criação, no próximo dia 10 de março. Durante a semana, serão realizadas atividades promovidas pelas secretarias municipais e instituições parceiras. No domingo (11), a comemoração será realizada durante todo o dia, com diversos eventos no Parque Euclides Dourado e Palácio Celso Galvão.

Durante a semana, estudantes das escolas municipais irão vivenciar ações baseadas na história do município, por meio da Secretaria de Educação. Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher irá promover a Blitz Maria da Penha, em parceria com a Polícia Militar. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio dos seus Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), vai promover atividades alusivas à data para os grupos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A Secretaria de Turismo e Cultura está promovendo a exposição Artes na Estação, que foi lançada na última terça-feira (27). Os artistas Wando Pontes e Sandoval Ferreira estão retratando a cidade através de artes plásticas e poesia. A exposição está sendo realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, até o dia 27 de março.

Nas primeiras horas do sábado (10), será realizada uma queima de fogos em alusão ao Dia de Garanhuns. A partir das 19h30min, está programada uma Sessão Solene do Dia de Garanhuns, na Câmara de Vereadores, que acontece junto com o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns.

No domingo (11), o Parque Euclides Dourado, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, irá receber ações de esportes, literatura, recreação infantil e dança. A partir das 7h, a Corrida do Dia de Garanhuns será realizada em frente ao parque, com um percurso de 4,6km. Em parceria com o Sesc Garanhuns, também serão promovidas atividades de contação de histórias, recreação infantil e ações de avaliações físicas. As três iniciativas começarão às 9h, dentro do Parque Euclides Dourado. A partir das 15h, será realizada uma roda de sanfona, idealizada pela Secretaria de Turismo e Cultura. Ao fim do dia, Gonzaga de Garanhuns vai recitar cordéis de sua autoria engrandecendo a data, a cidade e as peculiaridades da região. Também estará sendo realizada, no mesmo local, uma feira – promovida pela Associação Feira e Arte – com vendas de artesanato, plantas e gastronomia, no sábado (10) e no domingo (11), das 10h às 19h.

Pontualmente às 08h ocorre o hasteamento dos pavilhões oficiais, em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá como fundo musical o repertório preparado especialmente para a ocasião pela Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo, contando também com a participação da Banda do 71° BIMTZ.
Às 10h30min, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento.

À noite, às 19h30min, vai ser realizada a Missa de Ação de Graças pelo Dia de Garanhuns, na Catedral de Santo Antônio.

IHGCG – Durante os dias 6 a 10 de março, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) estará com uma programação repleta de palestras que irão abordar temáticas como “A formação histórica e geográfica de Garanhuns”, “Coronelismo, enxada e voto”, “A família mochileira”, “Da espetacularização da natureza à apropriação do espaço urbano: o caso de Garanhuns – PE” e “Garanhuns e a revolução de 1987”. Todas as palestras serão realizadas a partir das 19h, no Casarão Amarelo, localizado em frente à Praça Dom Moura.

DIA DE GARANHUNS – A descoberta de documentos oficiais possibilitou a mudança da data em que se comemorava o aniversário do município. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, equipes do Museu do Tombo de Portugal, descobriram que a localidade foi elevada à vila em 1811 em documento assinado por Dom João VI, o que para a época tinha status de município. O Dia de Garanhuns, que se refere a sua Data Magna, será sempre comemorado no segundo domingo de março.

Fotos: Arquivo Secom – PMG