Mais de 1.500 alunos já foram beneficiados com o programa no município
por RUTHE SANTANA
Mais de 100 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Garanhuns, participaram, na noite dessa quinta-feira (31), da entrega da declaração de conclusão do curso. A solenidade de entrega das declarações dos cursos de Apicultor, Bovinocultor de Corte, Horticultor Orgânico, Produtor de Mandioca e Produtor de Olerícolas aconteceu na Escola Municipal José Ferreira Sobrinho, no distrito de São Pedro. Nesta sexta-feira (01), a solenidade de entrega das declarações aos estudantes dos demais cursos acontecerá na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG), a partir das 18h30.
O encontro de ontem iniciou com uma apresentação cultural do Grupo de Violões do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis. Em seguida, compuseram mesa: o coordenador adjunto do Pronatec Pólo Agreste, Alcides Militão; a secretária de Assistência Social de Garanhuns, Célia Sobral; a secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins; a primeira-dama Socorro Régis; a diretora da instituição onde os cursos foram desenvolvidos, Maria Dalva; o vereador Alcindo Correia e o agrônomo e professor do Pronatec André Valença.
Este último, após sua fala sobre a importância da realização dos cursos, deu início à entrega das declarações de cada estudante. Hoje, a entrega das declarações será para os estudantes que iniciaram o curso no segundo semestre de 2015 dos pólos dois e três. Participaram do evento, estudantes e familiares que, como estratégia de trabalho do Programa Acessuas, foram mobilizados através da palestra do coordenador adjunto, Alcides Militão, a participar dos demais cursos que irão iniciar neste semestre. Hoje, receberão o certificado os estudantes dos cursos de: Agricultor Orgânico; Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção; Avicultor; Bovinocultor de Leite, Cafeicultor; Fruticultor e Inseminador Artificial. Ao todo, mais de 1.500 alunos de Garanhuns foram beneficiados com o Pronatec.
Ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada à população de Garanhuns e, sobretudo, os beneficiários de programas de transferência de renda, é um dos objetivos da Secretaria de Assistência Social. “Nós sabemos a importância de uma especialização técnica para ser inserido no mercado de trabalho. Diante disso, o Pronatec é, sem dúvida, uma grande oportunidade aos participantes, a fim de facilitar sua inserção no mercado de trabalho”, comentou a secretária de Assistência Social, Célia Sobral.
Fotos: cedidas pela Secretaria de Assistência Social