Estudantes de escolas municipais de Garanhuns ganham medalha na Olimpíada Nacional de Ciências

publicado: 25/10/2023 12h31,
última modificação: 25/10/2023 12h31

A Rede Municipal de Garanhuns está comemorando os resultados na Olimpíada Nacional de Ciências, a maior Olimpíada Científica do Brasil. Os estudantes conseguiram medalhas de ouro e prata e também menções honrosas pelo alto nível de acertos. A confirmação veio no início desta semana e reflete os investimentos feitos pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, na área de conhecimento.

Estudante de uma das escolas em tempo integral, Maria Luísa, da EFITI José Ferreira Sobrinho, levou medalha de ouro. “Foi uma das melhores notícias que eu já tive, eu e minha mãe ficamos muito felizes. Me esforcei muito para conseguir e foi uma experiência muito boa, não me arrependo de ter passando noites e noites estudando”, comemorou a estudante.

A professora Alice Victor, que acompanha a trajetória de Luísa, afirma que os Laboratórios Didáticos Móveis que são utilizados nas aulas de Ciências impulsionaram os conhecimentos dos estudantes na área: “É um nível altíssimo e uma estudante de zona rural após uma pandemia conquistar uma olimpíada nacional é gratificante demais. Tenho certeza que as aulas com o laboratório vêm dando muito suporte, pois vem indagando muitas curiosidades e fazendo com que os estudantes estejam buscando cada vez mais”, destacou.

Outras conquistas foram registradas, como a medalha de prata que foi concedida à estudante Estephany Beatriz, do Colégio Municipal Padre Agobar Valença, e as menções honrosas aos estudantes Heitor Lucas e Mateus Bezerra, das Escolas Jaime Luna e Silvino Almeida, respectivamente. A Rede Municipal de Ensino também teve o maior número de classificados para a segunda fase, ultrapassando as escolas particulares e também a Rede Estadual em Garanhuns.

“A pesquisa tem uma estratégia importante nos processos de construção dentro do espaço escolar e tem motivado professores e estudantes a estarem mais engajados com os sujeitos pesquisadores desde que iniciamos os investimentos através da aquisição dos Laboratórios Móveis Didáticos, bem como a formação continuada para professores e socialização de práticas exitosas de estudantes do Ensino Fundamental. Vale destacar a importância da atuação docente para fortalecimento do protagonismo estudantil junto às Ciências”, disse Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.

Recentemente, várias iniciativas que aproximam os estudantes da área científica foram realizadas pela Prefeitura de Garanhuns. A Secretaria de Educação de Garanhuns promoveu neste mês a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que envolve toda a Rede Municipal de Ensino. Já em setembro houve o Dia D de Ciências para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em agosto um aulão preparatório para que os estudantes revisassem conteúdos e tirassem todas as dúvidas.