Estudante de Garanhuns é premiada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco

publicado: 01/10/2014 14h21,
última modificação: 01/10/2014 14h21

Pela segunda vez, a Escola de Referência em Ensino Médio
de Garanhuns recebe o Prêmio Naíde Teodósio

Amanhã (02), será entregue o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Concurso de Redações e Artigos Científicos. A premiação é para a aluna Marília Cordeiro Costa, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Garanhuns, na categoria 9º ano. O momento será realizado no Teatro Santa Isabel, em Recife, e contará com a participação da Secretaria da Mulher de Garanhuns. O concurso tem como finalidade criar discussões para reflexão das questões de gênero, no combate aos variados tipos de discriminação que ainda perpassam as relações sociais. O prêmio, lançado pela Secretaria da Mulher do Estado, é entregue pela segunda vez, ao Erem Garanhuns.

A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, fala sobre a premiação. “Isso coloca a educação do município como promotora das diretrizes norteadoras das políticas de igualdade de gênero e cidadania”, comentou. Em sua VII edição, o prêmio tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio de produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco.

O prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio, que dedicou a vida pela luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, suas pesquisas tiveram como foco a erradicação das desigualdades sociais, principalmente o combate à desnutrição. A médica Naíde publicou mais de cinquenta artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Imagem: Internet
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)