GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Escolas do campo serão beneficiadas com “Projovem Campo – Saberes da Terra”

Educação

Escolas do campo serão beneficiadas com “Projovem Campo – Saberes da Terra”

Iniciativa, que oferece qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores, será implantado nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro O programa “Projovem Campo – Saberes da Terra”, do Governo Federal, será implantando em escolas da Rede Municipal de Ensino de...

Iniciativa, que oferece qualificação profissional e escolarização a jovens
agricultores, será implantado nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro

O programa “Projovem Campo – Saberes da Terra”, do Governo Federal, será implantando em escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, situadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro. Oferecendo ensino e qualificação profissional e social voltada para o meio rural, o programa visa ofertar o acesso, a elevação da escolaridade e a qualidade da educação aos jovens agricultores familiares, entre 18 e 29 anos de idade, que não concluíram o ensino fundamental.

Os jovens beneficiados irão receber uma qualificação respeitando as características culturais e necessidades da população do campo. O curso, que intercala tempo-escola e tempo-comunidade, será concluído em dois anos e os estudantes contemplados receberão uma bolsa de R$100 reais a cada dois meses, mediante comprovação da frequência escolar. Saber ler e escrever é um dos critérios necessários para que o jovem agricultor participe da iniciativa.

Em Garanhuns, as turmas serão implantadas nos distritos de São Pedro, Iratama e Miracica, conforme demanda verificada. Em São Pedro, serão contempladas as escolas Maria Aurineide Martins Acioly (sítio Riacho Fundo) e José Ferreira Sobrinho (distrito). Em Miracica, turmas também serão implantadas na Escola Salomão Rodrigues Vilela (distrito) e na Escola Antônio Alves (sítio Mochila). Já em Iratama, o programa vai chegar à Escola Julião Capitó. Os alunos receberão, além da bolsa, o transporte e alimentação escolar.

Histórico – Em 2007, a ação que se chamava “Saberes da Terra” passou a integrar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que tem em sua gestão a Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades: Adolescente, Trabalhador e Urbano. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.


Texto: Samara Pontes
Edição de texto: Cloves Teodorico
Foto: Internet
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste