GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Escolas da Rede Municipal de Ensino são reconhecidas por excelência em ações do Programa Mais Cultura

Educação

Escolas da Rede Municipal de Ensino são reconhecidas por excelência em ações do Programa Mais Cultura

Instituições foram visitadas por equipe nacional do programa na última sexta-feira (05) Projetos que utilizam a música como instrumento de incentivo à valorização da cultura local, na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, foram avaliados pelo Ministério da Cultura (MinC),...

Publicado em

Instituições foram visitadas por equipe nacional do
programa na última sexta-feira (05)

Projetos que utilizam a música como instrumento de incentivo à valorização da cultura local, na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, foram avaliados pelo Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As iniciativas, inseridas no Programa Mais Cultura, estão sendo vivenciadas desde o ano de 2014 em oito escolas municipais – desses projetos, três foram avaliados, presencialmente, por uma equipe do Governo Federal na última sexta-feira (02).

Se destacaram, nas avaliações, os projetos Violão Popular Brasileiro, da Escola Maria Tavares do Nascimento; Percussão – Batuque da Alma, da Escola Padre Dehon; e o Percussão na Minha Escola, da Escola Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic). As três instituições tiveram a participação de músicos da cidade para execução dos eixos temáticos, que abordam criação, produção artística, cultura afro-brasileira, entre outros.

Para a coordenadora municipal do Mais Cultura nas Escolas, Nívea de Cássia, da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), a música, na atualidade, é uma disciplina que deve ser inserida na sala de aula. “Nossos alunos puderam conhecer melhor os instrumentos e suas histórias. A ação mobiliza toda a escola, assim eles conseguem ter interdisciplinaridade, da história à matemática. Para nós, estar entre os melhores do Brasil é muito especial, é gratificante demais”, enfatiza.

A região Nordeste foi a responsável por enviar o maior número de projetos. A pesquisadora Lidiane Rodrigues, da Unifesp, avaliou os trabalhos de Pernambuco. Segundo ela, o nível de qualidade foi altíssimo. “A gente não vinha a Garanhuns pelo pouco tempo de avaliação presencial e pelo raio de 180 quilômetros que tínhamos definido em relação à capital de cada estado brasileiro, mas abrimos essa exceção para cá pois não tinha como não vir. A gente escolheu Garanhuns pela excelência nos projetos, e me emocionei em grande parte com a integração entre artistas e alunos”, destaca.

A aluna Marina Cordeiro, 12 anos de idade, do 6º ano da Escola Maria Tavares, foi uma das participantes da primeira etapa do projeto. “Foi muito bom, a gente aprendeu coisas novas, a tocar novos instrumentos e ainda fazer novas amizades. Também aprendemos a fazer sons com o nosso próprio corpo e conhecer novas bandas por CD”, conta a menina, que vivenciou o mundo da música com uma nova visão ainda quando estava no 5º ano.

Responsável pela coordenação-geral do programa de monitoramento do Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo, também estava em Garanhuns na semana passada. “Este programa é grandioso, está sendo executado em mais de cinco mil escolas do Brasil. Esse momento de ter contato, in loco, com os projetos, é nossa segunda etapa. Desse total, 250 escolas foram escolhidas. De Garanhuns foram três da Rede Municipal e outras três da Rede Estadual”, explica.

Ainda de acordo com Cris Abramo, Garanhuns entendeu muito bem o objetivo do programa, que é aproximar a realidade cultural com os alunos. “O universo de projetos nos mostrou que essa cidade tem atenção grande na música. Alguns desses projetos já foram encerrados e outros estão aguardando a segunda parcela do repasse do Governo Federal. Queremos dar continuidade ao programa. Ele não é pontual, mas sim permanente”, finaliza a servidora.

Escolas da Rede Municipal de Ensino são reconhecidas por excelência em ações do Programa Mais Cultura 2 Escolas da Rede Municipal de Ensino são reconhecidas por excelência em ações do Programa Mais Cultura


Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Secretaria de Educação e Esportes/ Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste