Escola municipais de Garanhuns recebem ações da campanha Maio Laranja

publicado: 30/05/2023 14h25,
última modificação: 30/05/2023 14h25

A conscientização sobre a importância de abordar o tema do “Maio Laranja” nas escolas é fundamental para promover a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em Garanhuns, a equipe de Psicologia Escolar da Secretaria de Educação está desempenhando um papel essencial ao realizar ações com os estudantes nesse sentido.

O Maio Laranja é uma campanha nacional que visa alertar a sociedade sobre a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes, além de fomentar a discussão e o enfrentamento da violência sexual. Ao destacar essa campanha, as escolas têm a oportunidade de sensibilizar os estudantes e toda comunidade escolar sobre o tema.

“Estamos desenvolvendo as ações, entregando cartilhas, fixando cartazes, realizando rodas de conversa com os profissionais e também com as crianças. Formamos então uma rede de apoio que as crianças precisam, a escola também tem o papel de proteger e assegurar esses direitos”, disse a psicóloga Bárbara Siqueira.

As atividades acontecem em diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, seja nos Anos Iniciais ou Finais. Além de fornecer informações sobre como identificar casos de violência sexual, também são dadas orientações sobre os meios para denúncia. A campanha nas escolas se une às várias ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

“As ações realizadas pela equipe de Psicologia Escolar em Garanhuns são de extrema importância, pois contribuem para a criação de um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes. Ao envolver os estudantes nessas ações, é promovida a conscientização e a disseminação de conhecimento, empoderando os alunos para que se tornem agentes ativos na proteção de si mesmos e de seus colegas”, afirma a diretora de Ensino Michelle Diana.

Fotos: Vinicius Vilela