Após solenidade oficial, comunidade escolar realizou passeata pela Cohab 3
por Samara Pontes
Foi realizado, na manhã de hoje (19), a abertura oficial da mobilização nacional “Zika Zero”, em Garanhuns. A Secretaria de Educação e Esportes promoveu a solenidade na Escola Jaime Luna, localizada na Cohab 3. Logo após, professores, alunos e profissionais da Secretaria de Saúde participaram de uma passeata com a entrega de panfletos educativos, além da visita de agentes de endemias em algumas casas da comunidade. A ação é realizada em todo o país e as datas 19 e 26 de fevereiro; e 04 de março, foram as escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC), para darem início a esses momentos.
“Essa mobilização acontecerá em toda Rede Municipal de Ensino. Nós montamos um plano de ação, em parceria com a Secretaria de Saúde, para informar a comunidade escolar sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Se conseguirmos conscientizar nossos alunos e professores conseguiremos repassar essa mensagem pra um grupo maior, aumentando as chances de combatê-lo”, disse a secretária de Educação, Janecélia Marins, que, na ocasião, apresentou fotos das ações que já foram realizadas em algumas escolas durante esta semana.
Além dos secretários Wanderley Lopes (Governo) e Alfredo de Góis (Saúde), a solenidade contou com a participação de representantes do IFPE – Campus Garanhuns, Universidade de Pernambuco (UPE) e a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, representando o MEC. A reitora apresentou a aula magna dando todas as orientações necessárias sobre o mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e do vírus da Zika. “Essa é uma luta de todo brasileiro e não apenas de uma secretaria ou ministério. Somos imensamente responsáveis por todas as pessoas que ficam doentes. O descuido parte de todos. Precisamos mudar essa cultura, inclusive com essas crianças que se tornarão verdadeiros multiplicadores de uma causa”, destacou.
Ao longo de todo ano letivo, palestras e estudos em sala de aula, com textos referentes à temática, serão trabalhados. As atividades desenvolvidas pelos alunos serão socializadas com exposição no ambiente escolar e a participação da comunidade. Algumas escolas já iniciaram as suas mobilizações.
Fotos: Samara Pontes
Data: 19/02/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109