Esclarecimento – Garanhuns Jazz Festival – 23 de Dezembro de 2016 – Toda à Imprensa

publicado: 23/12/2015 11h48,
última modificação: 23/12/2015 11h49

Data: 23 de dezembro de 2015
Veículo de comunicação: Toda à imprensa

A Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Turismo, Cultura, Controladoria, Fazenda e Administração, vem, por meio desta, reforçar as informações apresentadas na coletiva de imprensa realizada no ultimo dia 18, sobre o Calendário de Eventos do Ano 2016, reiterando a suspensão do Garanhuns Jazz Festival.

A gestão municipal trabalha com cumplicidade pública, planejamento e seriedade em suas decisões de prioridades. Diante da indubitável perspectiva financeira negativa para o ano de 2016, o município não teria condições de repetir integralmente o calendário de eventos. Portanto, o grupo formado pelas secretarias acima mencionadas, iniciou uma pesquisa de avaliação dos quatro principais eventos da cidade: Garanhuns Jazz Festival, Viva Dominguinhos, Festival de Inverno e Natal Luz de Garanhuns.

Pesquisamos junto a rede hoteleira, qual a pontuação, em termos de ocupação, para cada um dos eventos, assim, também o fizemos nos restaurantes, em termos de aumento do faturamento; no comércio, em termos de vendas; nos comerciantes de alimentos e bebidas; na Secretaria de Cultura, em termos de contratação dos artistas de Garanhuns e, no 9° Batalhão de Polícia Militar em termos da media de público para cada evento.

Com base nessas informações, associadas aos custos de cada evento no ano de 2015, o resultado foi que o evento de maior custo por participante e quem apresentou o menor retorno econômico, foi o Garanhuns Jazz Festival.

Não estamos desmerecendo a importância cultural e a visibilidade deste evento para Garanhuns, bem como, não estamos informando que este evento não traz retorno econômico para o município, porém, diante do cenário econômico atual e dos resultados apresentados, este evento estará suspenso para 2016, por medida de prudência e responsabilidade.