Equipe técnica do DNIT visita Garanhuns para dar prosseguimento ao projeto da duplicação da BR 423

publicado: 08/12/2015 09h08,
última modificação: 08/12/2015 09h08

Durante a visita foi avaliada as condições da estrada para concluir mais uma etapa do projeto da duplicação

O Prefeito Izaías Régis recebeu nesta segunda-feira (7) membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O objetivo foi realizar uma visita técnica para avaliar as condições da BR 423 entre os municípios de São Caetano e Garanhuns. Participaram da visita o Prefeito de São Caetano José Neves e os vereadores de Garanhuns Audálio Filho, Haroldo Vicente, Gil PM, Gersinho Filho e Carla de Vilaça, além de representantes do Deputado Federal Jorge Côrte Real.

O Coordenador geral de planejamento e programação de investimentos do DNIT André de Oliveira e o Superintendente Regional do DNIT – PE Cacildo Medeiros, junto com a equipe técnica, estiveram no município para dar prosseguimento ao projeto da duplicação da BR 423.

Nessa etapa a equipe veio avaliar as condições da estrada. De acordo com Cacildo Medeiros o equipamento trazido pelo DNIT irá detectar possíveis defeitos que a pista possua e com ele será possível solucionar possíveis inadequações. “O equipamento nos dá capacidade para avaliar dinamicamente a condição estrutural do pavimento. Através do impacto ele simula a passagem do eixo simples dos veículos de maneira que podemos mensurar a deflexão que está acontecendo no pavimento para saber a condição da estrutura para que a partir disso dimensionar qual é a solução estrutural que precisa esse pavimento”, disse o Superintendente.

De acordo com André de Oliveira o objetivo do DNIT é estar com o projeto pronto para ser licitado no início do próximo ano. “A parte de desenvolvimento da nova pista está praticamente pronta. Agora vamos pegar os elementos de condição da pista existente para que quando concluído a estrada tenha uma vida útil igual ao da nova estrada”, afirmou o coordenador geral de planejamento e programação de investimentos do DNIT.

Ainda segundo André a próxima etapa será encaminhar o projeto para a licitação. “Depois desses procedimentos a gente consegue, com esses elementos, fechar as informações para poder orçar o valor do projeto e acredito que no início do ano que vem a gente tenha todo o material pronto para lançar a licitação”, disse André.

Para o prefeito Izaías Régis essa visita é mais um passo em direção a realização do sonho de ver a BR 423 duplicada. “A duplicação é de extrema necessidade. A estrada tem oferecido muito riscos aos motoristas. Diversas vezes estive em Brasília (DF) para tratar sobre esse projeto e vou continuar lutando para que essa obra possa ser concretizada”, disse Régis.

Segundo André de Oliveira o procedimento de construção na nova pista e a restauração da estrada existente será um procedimento simultâneo.  “A gente tem uma programação de orçamento para o início do ano que vem. O trecho São Caetano a Garanhuns será a primeira etapa e o contorno de Garanhuns será a segunda etapa. A parte da duplicação está praticamente concluída e no máximo de 90 dias deveremos concluir. A área do contorno os projetistas estão aqui conosco e vão percorrer o trecho da área de zona rural, onde a duplicação de contorno deverá acontecer e ai devemos fechar todo esse procedimento até o final do primeiro semestre”, comentou André.

visita dnit 2 visita dnit 3

Ezandra Ribeiro – (087) 9916.6551