Equipe itinerante da Secretaria de Assistência Social amplia ações nos distritos de Garanhuns

publicado: 18/05/2016 17h17,
última modificação: 19/05/2016 09h18

Na manhã desta quarta-feira (18) foi realizado um encontro com as gestantes de São Pedro

por RUTHE SANTANA

Com o intuito de aproximar os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social de Garanhuns aos moradores dos distritos do município, foi realizado nesta quarta-feira (18) um mutirão para atendimento social de todas as gestantes do distrito de São Pedro. O encontro contou com mais de 20 mulheres e aconteceu na Escola Municipal José Ferreira Sobrinho. A proposta é que a ação seja contínua e contemple, também, os distritos de Miracica e Iratama.

Na ocasião, foi realizado o primeiro atendimento através dos assistentes sociais e psicólogos. Após isso, as gestantes presentes no encontro, receberam orientações sobre o Cadastro Único e Programa Bolsa Família, e puderam realizar suas inscrições. Ainda na ocasião, as mesmas foram inseridas no Plano de Enfrentamento à Microcefalia e Combate ao Mosquito Vetor e no Serviço de Proteção e Atendimento Integral (Paif) e orientadas pela equipe do Programa Canto da Mãe Coruja. Esta ação contou também com a parceria da Secretaria de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Pedro.

As gestantes inseridas no Paif poderão receber mensalmente repelentes gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s). A secretária de Assistência Social de Garanhuns ressalta que essas ações já integram a rotina da pasta, porém a intenção agora é levar esses serviços aos distritos. “Este serviço é oferecido em todos os Cras’s de forma permanente. Mas aproveitamos o momento para lembrar a todas as gestantes de Garanhuns e convidá-las a procurar a unidade mais próxima da sua residência”, comentou Célia Sobral.

Uma das gestantes que estava participando do encontro comentou sobre a relevância da ação ser realizada no próprio distrito. “Para a gente que mora aqui em São Pedro é muito bom quando temos essas atividades aqui. Então essa ação foi muito boa para a gente se manter informada, saber de tudo o que a gente tem direito, saber de tudo o que a gente pode contar da prefeitura. Muito bom mesmo”, afirmou Fernanda Braga, de 27 anos de idade.

Tanto paras as gestantes, quanto para toda a população interessada, a unidade da área de abrangência do distrito de São Pedro é o Cras Heliópolis, que fica localizado na rua Manoel Pessoa Juvenal, n°200, no bairro Heliópolis, na comunidade Indiano.

IMG_1377 IMG_1370

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG