Encontro promove formação de gestores e merendeiros de Garanhuns

publicado: 07/06/2017 10h09,
última modificação: 07/06/2017 10h09

Processo aconteceu durante os meses de maio e junho e atingiu mais de 200 profissionais da Rede Municipal de Ensino

por AQUILLES SOARES

07 de junho 2017

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e da Gerência de Alimentação Escolar (GAE), realizou durante os meses de maio e junho o 1º Encontro com Gestores e Formação de Merendeiros de Garanhuns. O momento levou em consideração a importância da alimentação na vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino, com a responsabilidade e cuidado em todos os processos de produção da alimentação escolar que vão desde a elaboração do cardápio, até à compra dos itens e distribuição. Ao todo, cerca de 250 profissionais entre, gestores, merendeiros e auxiliares participaram da capacitação.

No dia 16 de maio a capacitação aconteceu com os merendeiros dos bairros Heliópolis e Magano. Já em 23 de maio, os profissionais da Boa Vista foram contemplados. O último encontro aconteceu no dia 03 de junho, onde servidores que atuam na zona rural estiveram reunidos. Foram responsáveis pela formação dos profissionais a gerente de alimentação escolar, Andréa Gama, a coordenadora educacional, Luciana Mello, e os nutricionistas Graziele Édila e Ruan Almeida.

Durante os dois meses foram abordados temas importantes e de grande relevância para a produção de uma merenda de qualidade. Avaliando que a manutenção dessa qualidade é imprescindível nos indivíduos envolvidos no processo de produção, e que todos eles tenham conhecimento básico sobre os procedimentos de Boas Práticas de Produção de Alimentos, conforme preconizado pela Resolução – RDC Nº216 de 15 de Setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentre os procedimentos, foram destacados: Higiene pessoal, dos utensílios, da estrutura física, e dos alimentos; recebimento, armazenamento e distribuição; cardápio e normas técnicas de elaboração.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kauely Almeida, o momento é uma oportunidade relevante para aprimorar o aproveitamento dos alunos. “Destacamos a importância de momentos assim, que nos mostram o papel fundamental e o valor que estes profissionais possuem, para contribuir com a qualidade da merenda e na qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas do município”, declarou a titular da pasta.

Fotos cedidas pela Gerência de Alimentação Escolar

Fotos - Encontro de Gestores e Merendeiras - Seduc (1)

Fotos - Encontro de Gestores e Merendeiras - Seduc (2)