Encontro de Conselhos Escolares tem continuidade, em Garanhuns

publicado: 19/11/2015 13h17,
última modificação: 19/11/2015 13h17

O objetivo do momento é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino

O III momento presencial do Curso de Conselhos Escolares de Garanhuns foi realizado na manhã desta quinta-feira (19). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes e contou com a participação de gestores, professores, pais de estudantes, funcionários das escolas e representantes da comunidade local. O objetivo dos encontros é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. O município de Garanhuns, com o objetivo de fortalecer os Conselhos Escolares, fez a adesão ao “Curso de Formação de Conselheiros Escolares”.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares é estruturado pela elaboração de material pedagógico, a formação continuada presencial e a formação continuada à distância. Esse programa, fortalecido pela formação de profissionais da educação qualificados pelo Curso de Extensão à distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares, em parceria com as Instituições Federais de Ensino (IFES), e em cumprimento à Portaria Ministerial n° 2.896, de 16 de setembro de 2004 que o instituiu, alcança os conselheiros escolares como público-alvo do processo formativo.

A supervisora educacional, Cristiane Rufino, que está acompanhando e orientando os encontros que contam com 42 participantes, fala sobre o curso. “A partir disso, nós fortalecemos a gestão democrática, a formação dos conselheiros. Formar e capacitar os conselheiros escolares para que eles entendam o que acontece nas escolas, qual a participação que eu devo ter para melhorar o ensino nessa escola é uma das metas a serem alcançadas. Então o importante é isso. Estar envolvido nesse processo, aprender, se entender como conselheiro, participar, fiscalizar e acompanhar toda a realidade, todo o contexto da escola”, finalizou.

Todas as atividades realizadas estimulam a reflexão entre o que está sendo trabalhado e a realidade vivenciada na escola. A secretária de Educação e Esportes de Garanhuns, Janecélia Marins, fala sobre a realização do curso em Garanhuns. “Nós temos percebido que todos os conselheiros envolvidos estão demonstrando dedicação e responsabilidade na realização das atividades. Sendo assim, eu tenho certeza de que estamos contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da gestão democrática em nossos espaços escolares”, afirmou a titular da pasta.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico