GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Educação Encontro de Conselhos Escolares tem continuidade, em Garanhuns

Educação

Encontro de Conselhos Escolares tem continuidade, em Garanhuns

O objetivo do momento é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino O III momento presencial do Curso de Conselhos Escolares de Garanhuns foi realizado na manhã desta...

Publicado em

O objetivo do momento é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino

O III momento presencial do Curso de Conselhos Escolares de Garanhuns foi realizado na manhã desta quinta-feira (19). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes e contou com a participação de gestores, professores, pais de estudantes, funcionários das escolas e representantes da comunidade local. O objetivo dos encontros é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. O município de Garanhuns, com o objetivo de fortalecer os Conselhos Escolares, fez a adesão ao “Curso de Formação de Conselheiros Escolares”.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares é estruturado pela elaboração de material pedagógico, a formação continuada presencial e a formação continuada à distância. Esse programa, fortalecido pela formação de profissionais da educação qualificados pelo Curso de Extensão à distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares, em parceria com as Instituições Federais de Ensino (IFES), e em cumprimento à Portaria Ministerial n° 2.896, de 16 de setembro de 2004 que o instituiu, alcança os conselheiros escolares como público-alvo do processo formativo.

A supervisora educacional, Cristiane Rufino, que está acompanhando e orientando os encontros que contam com 42 participantes, fala sobre o curso. “A partir disso, nós fortalecemos a gestão democrática, a formação dos conselheiros. Formar e capacitar os conselheiros escolares para que eles entendam o que acontece nas escolas, qual a participação que eu devo ter para melhorar o ensino nessa escola é uma das metas a serem alcançadas. Então o importante é isso. Estar envolvido nesse processo, aprender, se entender como conselheiro, participar, fiscalizar e acompanhar toda a realidade, todo o contexto da escola”, finalizou.

Todas as atividades realizadas estimulam a reflexão entre o que está sendo trabalhado e a realidade vivenciada na escola. A secretária de Educação e Esportes de Garanhuns, Janecélia Marins, fala sobre a realização do curso em Garanhuns. “Nós temos percebido que todos os conselheiros envolvidos estão demonstrando dedicação e responsabilidade na realização das atividades. Sendo assim, eu tenho certeza de que estamos contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da gestão democrática em nossos espaços escolares”, afirmou a titular da pasta.


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste