Encontro de Conselhos Escolares é realizado em Garanhuns

publicado: 07/12/2015 18h03,
última modificação: 08/12/2015 09h10

O objetivo do curso é fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino

Na manhã desta segunda-feira (07) foi realizado o III Encontro para Fortalecimento dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes, foi marcado também pela conclusão da turma deste ano no Curso de Formação de Conselheiros Escolares. O objetivo da capacitação é fortalecer os Conselhos Escolares. E os encontros, por sua vez, visam fomentar a implantação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino.

No encontro de hoje, especificamente, o objetivo foi socializar os conselheiros por meio da apresentação das atividades realizadas por alguns Conselhos Escolares e refletir a importância da participação no curso. No momento, os conselheiros escolares que participaram do curso receberam o certificado. Todas as atividades realizadas estimularam a reflexão entre o que está sendo trabalhado e a realidade vivenciada na escola.

A supervisora educacional, Cristiane Rufino, que está acompanhando e orientando os encontros que contam com 42 participantes, falou sobre o momento. “Aqui nós estamos vendo relatos de experiências vivenciadas nas escolas pelos conselheiros e conversando sobre o resultado da realização dessas atividades para expandir essas ações. Aqui também estamos partilhando ideias, adquirindo experiências e construindo histórias para levar isso às escolas do município”, finalizou a supervisora.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares é estruturado pela elaboração de material pedagógico, a formação continuada presencial e a formação continuada à distância. Esse programa, fortalecido pela formação de profissionais da educação qualificados pelo Curso de Extensão à distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares, em parceria com as Instituições Federais de Ensino (IFES), e em cumprimento à Portaria Ministerial n° 2.896, de 16 de setembro de 2004 que o instituiu, alcança os conselheiros escolares como público-alvo do processo formativo.

Encontro de Conselhos Escolares é realizado em Garanhuns 2 Encontro de Conselhos Escolares é realizado em Garanhuns 3 Encontro de Conselhos Escolares é realizado em Garanhuns 4

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes