Projeto está sendo desenvolvido por a Ong Bem Comum, patrocinada pela Fundação Lemann
texto e fotos por DANIELA BATISTA
27 de abril de 2018
A educação de Garanhuns será fortalecida por meio de um programa da Organização Não Governamental (Ong) Bem Comum, patrocinada pela Fundação Lemann. O programa Educar pra Valer busca impulsionar a educação de várias cidades brasileiras. Durante a semana, a coordenadora de estado do programa, Leuzimirtes Loiola, realizou exames diagnósticos com estudantes dos segundos e quintos anos das escolas municipais. As visitas foram executadas juntamente com a Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação de Garanhuns.
A secretária de Educação, Eliane Vilar, enfatizou que o projeto irá ajudar a alavancar os índices de alfabetização de Garanhuns. “É uma proposta totalmente gratuita que está sendo construída juntamente com a gestão educacional de Garanhuns. Precisamos imediatamente montar estratégias para que a gente possa pensar em um processo de construção, baseado no Plano Nacional de Educação (PNE), para que seja possível alavancar os índices de alfabetização do município”, declarou.
A coordenadora de estado do programa Educar Pra Valer, Leuzimirtes Loiola, explicou o modo de execução do Educação pra Valer. “A partir dessa avaliação, será feito um estudo e por meio dele, a equipe da Ong, juntamente com a Secretaria de Educação de Garanhuns irá estipular metas e ações, para haja melhorias na área aqui em Garanhuns”, afirmou.
Programa Educar pra Valer – O programa é desenvolvido pela Ong Bem Comum, patrocinado pela Fundação Lemann e busca contornar os baixos índices de alfabetização no Brasil. Dentre as 50 cidades selecionadas estão Garanhuns (PE), Vitória da Conquista (BA), Conde (PB), Cachoeira do Sul (RS) e Codó (MA).
A equipe se propõe a passar entre 3 a 4 anos em cada cidade, realizando ações e cumprindo metas específicas de cada local. Após implementar o programa, a equipe dá suporte na gestão e na formação de professores.