Diversidade étnico-racial é discutida entre estudantes e professores de Garanhuns

publicado: 29/10/2015 15h52,
última modificação: 29/10/2015 15h52

O seminário aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) com professores e será realizada com estudantes nesta tarde

Está sendo realizado em Garanhuns, o seminário Outras Índias e outras Áfricas – Oriaxé – Gênero e Estética Negra. Na manhã desta quinta-feira (29), o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Aproximadamente 100 professores de história, arte e língua portuguesa e os professores das escolas que atendem aos estudantes quilombolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram do momento. O objetivo do seminário é implementar ações de discussões de gênero e diversidade étnico-racial entre professores e estudantes de Garanhuns.

Durante esta tarde, o seminário acontecerá na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Garanhuns. Aproximadamente 300 estudantes, de 8 escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Garanhuns irão participar do momento. O seminário contará com diversas oficinas, que contemplam a atividades sobre estética negra, a respeito da diversidade cultural e contação de histórias. No seminário também serão realizadas algumas atividades culturais, incluindo grupos de dança e teatro.

O gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Carlos Barros, fala sobre a importância de trazer essa discussão para o município. “Discutir temas como esses com professores é abrir novas possibilidades para o ensino. Debatendo isso com os professores, eles podem incluir isso em seu plano de atividades, trazendo o assunto para dentro das salas de aula. Tal discussão irá fortalecer a identidade cultural de raça e etnia nas escolas, principalmente nas que atendem crianças quilombolas”, afirmou o profissional.

O seminário é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio do programa Mais Educação e a Marcha das Mulheres Negras.

unnamed (3) unnamed (2)

Texto: Ruthe Santana