Dia Internacional da Família: Ações foram realizadas no Cras Magano

publicado: 15/05/2018 18h55,
última modificação: 15/05/2018 18h55

Serviços gratuitos beneficiaram população nesta terça-feira (15)

texto e fotos por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
15 de maio de 2018

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta terça-feira (15), no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Magano, uma ação em alusão ao Dia Internacional da Família, que é comemorado nesta mesma data. Durante a ocasião, foram oferecidos diversos serviços para a comunidade. Totalizando mais de 460 atendimentos na ação de hoje.

Os profissionais da SASDH atuaram por meio de uma oficina de artesanato com feltro, emissão da carteira de Identidade Jovem (ID Jovem), repasse de orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF) e da atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Servidores da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal, distribuição de mais de 100 kits de higiene e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para comemoração desta data buscamos beneficiar toda a comunidade, e as famílias em todas as suas fases. Este é um dos papéis dos Cras’s, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, afirmou a coordenadora do Cras Magano, Taciana Ribeiro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizou corte de cabelo e manicure para os participantes. Já a Universidade de Pernambuco (UPE) cedeu professores e alunos que fizeram testagem de tipagem sanguínea, glicemia, repasse de informações sobre animais venenosos e vetores de doenças, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre inclusão digital e computação desplugada, e oficinas para fabricação de sabonetes com produtos naturais.

Também foram firmadas parcerias com a iniciativa privada; que viabilizaram ajustes e manutenção de óculos, além de testes de acuidade visual — que tem como objetivo determinar a capacidade de enxergar os objetos e seus contornos. “Agradeço aos parceiros que foram essenciais para a realização deste evento. E em especial, nesta data em que é comemorado o Dia do Assistente Social, quero parabenizar todos os profissionais que atuam em prol da cidadania e das políticas sociais”, enfatizou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Célia Sobral.