“Dia de Garanhuns” será lembrado com programação especial

publicado: 06/03/2014 12h06,
última modificação: 20/01/2015 12h10

Será comemorado, a partir do próximo sábado (08), o aniversário da criação de Garanhuns. A Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores, Instituto Histórico e Geográfico, o grupo Amigos Caminhando no Parque e a Prefeitura de Garanhuns prepararam uma extensa programação com eventos que seguem até 10 de março, o “Dia de Garanhuns”.

A abertura das homenagens, que acontece daqui a dois dias, será na Casa Raimundo de Moraes. A partir das 20h, haverá sessão solene para o lançamento do livro “Mulheres na Políticas”, da escritora Ivonete Xavier, e a presença especial da professora Luzilá Gonçalves Ferreira, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco (IHGPE).

No domingo (09), a programação começa cedo. Logo às 6h30min, o grupo “Caminhando no Parque” se reunirá, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis para, em seguida, saírem em caminhada com direção ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal, local onde o hasteamento dos pavilhões oficiais está marcado, começando às 8h. Os populares que forem prestigiar a solenidade também poderão conferir o corte do bolo dos 203 anos de Garanhuns e a apresentação da banda do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e da Orquesta Sinfônica Manoel Rabelo. Ainda na manhã do dia de domingo, um culto na Igreja Presbiteriana Central, situada na Avenida Santo Antônio, às 9h30min, reunirá os moradores. Às 19h30min, na Catedral de Santo Antônio, será celebrada uma missa em homenagem ao “Dia de Garanhuns”.

A segunda-feira (10) ficou reservada para o lançamento do livro “Pingos de Garanhuns”, de autoria de Arlinda da Mota Valença (in memorian) que acontece às 19h, no prédio do IHGG, localizado na Praça Dom Moura, 44. Na ocasião, será aberta oficialmente a exposição do Arquivo Público de Pernambuco; haverá o lançamento do selo comemorativo aos 203 anos de Garanhuns; uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público com a pretensão de explicar a modernização no processo de arquivamento; o cordelista Gonzaga de Garanhuns aproveita para lançar um cordel em reverência à data, simbolizando a participação nas comemorações do aniversário da “Terra das Sete Colinas”. Os presentes também assistirão uma palestra com o professor Marcílio Lins Reinaux.

Texto: Cloves Teodorico
Foto: Relógio das Flores | Arquivo Secretaria de Turismo
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG