Dia D da I Semana do Bebê acontece em Garanhuns

publicado: 18/09/2015 17h26,
última modificação: 18/09/2015 17h28

O dia, marcado pela realização de diversas atividades e serviços de saúde, encerrou a I Semana do Bebê de Garanhuns

O Dia D da I Semana do Bebê de Garanhuns foi realizado hoje (18), no Espaço Colunata, no centro da cidade. Diversas atividades e serviços de saúde foram concentrados no local, com o intuito de chamar a atenção da população para os aspectos fundamentais do desenvolvimento da primeira infância, que compreende as crianças entre 0 e seis anos de idade. A temática principal da ação, realizada durante toda a semana, foi “Por que a qualidade de vida é importante para o desenvolvimento da criança?”. As atividades realizadas hoje seguiram até as 17h.

O dia em Garanhuns contou com a realização de palestras, dinâmicas de grupo, contação de histórias, exibição de vídeos, serviços de saúde, apresentações culturais entre outras atividades para crianças e adultos. Estudantes de algumas escolas municipais participaram da ação. A dona de casa Marilene Bezerra da Silva esteve no Espaço Colunata para que sua neta fizesse o teste da lingüinha e aproveitou para participar de outras atividades. “Terminou agora o teste da linguinha nela. Gostei muito dessa iniciativa, porque a gente vê que há uma preocupação para oferecer o melhor para as crianças daqui. Estou muito satisfeita”, ressaltou a garanhuense.

Para Anne Cotias Ribeiro, uma das coordenadoras da Atenção Básica, o Dia D foi uma forma de ampliar ainda mais a ação. “Todas essas atividades concentradas hoje, em um só local, faz com que a sociedade seja despertada para o objetivo desse evento, atendendo as necessidades para o desenvolvimento das crianças. Essa mobilização é também uma forma de evidenciar o que foi feito durante essa semana. E aqui, além de promovermos ações para as crianças, temos também atividades para as pessoas que estão envolvidas com esse processo”, afirmou a coordenadora. Ainda na tarde desta sexta-feira, a chave da cidade foi entregue ao “Bebê Prefeito”, contemplando a primeira criança nascida por parto normal em Garanhuns, no dia 14 deste mês, quando houve a abertura do evento.

A I Semana do Bebê de Garanhuns foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Juventude e foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e Esportes. Durante toda essa semana, as mais de 60 escolas municipais, 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), pontos de apoio, hospitais e Centro de Referência de Assistência Social (Cras’s) promoveram atividades para as crianças e para os seus familiares, com o objetivo de garantir o bem-estar e a qualidade de vida das crianças da primeira infância.

IMG_0829 IMG_0878 IMG_0818

Texto e fotos: Ruthe Santana