A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud), realizou na tarde dessa terça-feira (17), no auditório da Aesga, a abertura da IV Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Com o tema, “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento seguiu até a manhã desta quarta-feira (17).
Após a mesa de abertura e da leitura e aprovação do regimento interno, o momento contou com a palestra magna do coordenador-geral das Relações Institucionais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Antônio José Ferreira, que explanou os desafios e medidas que serão adotadas para proporcionar maior inclusão das pessoas com deficiência no país. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira, reforçou a importância deste debate em Garanhuns: “Reunir governo e sociedade civil para falar sobre os direitos da pessoa com deficiência é de suma importância para todos nós, porque lutar por essas questões não pode ser uma pauta somente de quem tem deficiência, mas de toda a sociedade”.
A conferência teve como um de seus objetivos subsidiar, propor e acompanhar as políticas municipais voltadas às pessoas com deficiência, com base na Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de inclusão. A ocasião também contou com as presenças dos coordenadores do Comud, Jarbas Trindade, Antônio Sobrinho e Sandra Mendes; do Tenente Sávio, representando o 9º BPM; da presidente da Aesga, Adriana Carvalho e do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juca Viana.
Fotos: Ailton Vieira