GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Desenvolvimento Econômico Comerciantes festejam meio século de existência do Mercado 18 de Agosto

Desenvolvimento Econômico

Comerciantes festejam meio século de existência do Mercado 18 de Agosto

Mais de 300 pessoas participaram de ação social 20 de agosto de 2018 Os comerciantes e a população garanhuense comemoraram na manhã de hoje (20), os 50 anos do Mercado Público Municipal 18 de Agosto. A festa também serviu como...

Publicado em

Mais de 300 pessoas participaram de ação social

20 de agosto de 2018

Os comerciantes e a população garanhuense comemoraram na manhã de hoje (20), os 50 anos do Mercado Público Municipal 18 de Agosto. A festa também serviu como um momento de ação social, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria Municipal de Saúde. Durante a ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, e o controlador geral do município, Glauco Brasileiro, participaram do corte do bolo com os 04 comerciantes que negociam no espaço desde a sua inauguração, além de outros secretários municipais e servidores que prestigiaram o evento.

O mercado foi inaugurado em 15 novembro de 1967, pelo então prefeito Amílcar da Mota Valença, que nomeou o mercado de 18 de agosto, por ser a data da sua vitória na eleição de 1963. Desde então, o aniversário passou a ser comemorado na data que concede o nome ao local. O comerciante Manoel do Santos, conhecido como Seu Né, de 81 anos de idade, foi um dos primeiros comerciantes a vender carne no local desde sua inauguração. “Eu adorei a comemoração, estou aqui desde o começo e fico muito feliz em saber que o mercado se mantém vivo depois de todo esse tempo”, afirmou.

Serviços como corte de cabelo, barbearia, avaliação nutricional, teste rápido, aferição de pressão, saúde bucal e vacinação, foram ofertados. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com ação. Além da apresentação da Orquestra Manoel Rabelo e das professoras da Biblioteca Municipal Ler É Preciso, que contaram a história do espaço. O mestre de Reisado e Patrimônio Vivo de Pernambuco, Gonzaga de Garanhuns, também deu seu depoimento sobre o mercado.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, ressaltou a importância do mercado para a economia de Garanhuns. “O Mercado 18 de Agosto é um dos centros de vendas mais importantes de Garanhuns. Por isso, é tão importante celebrar a existência desse espaço e preservar a história dele”, declarou a titular da pasta.

A ação também teve o apoio das Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura.

Texto e fotos: Daniela Batista — Secom/PMG
Atendimento à imprensa: (87) 3762-0109

 

Redimensionar Fonte
Contraste