Aproximadamente 20 artesãos estão expondo o seu trabalho no evento
O artesanato garanhuense também tem um espaço reservado neste II Viva Dominguinhos. Aproximadamente 20 artesãos locais estão expondo os seus trabalhos nesta edição do evento, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, polo principal da festa. Os garanhuenses e turistas podem visitar o local para conhecer mais da cultura de Garanhuns das 15h às 00h, e adquirir peças da cultura local. Entre as peças, os consumidores encontram várias delas com a imagem de Dominguinhos estampada.
A artesã Auxiliadora dos Santos, que trabalha há mais de 20 anos produzindo toucas, cachecóis, blusas personalizadas, entre outras peças, faz parte dos artistas que estão expondo os seus trabalhos. “Eu mesma que produzo essas peças, e acho muito importante essa oportunidade de mostrar meu trabalho para as pessoas que estão aqui aproveitando o evento”, comenta.
Centenas de pessoas já passaram pelo espaço. Janaina Vieira veio de Águas Belas, município da região, com toda a sua família para participar do II Viva Dominguinhos e aproveitou para admirar e adquirir algumas peças artesanais. “Muito interessante esse local. Eu e minha família gostamos muito e o festival, melhor ainda. Está tudo aprovadíssimo”, afirma.
Além de expor a cultura local, essa iniciativa também alavanca a renda dos artesãos. “É uma grande oportunidade que os nossos artistas têm de trabalhar aqui, mostrar as belas obras. Isso potencializa as vendas, gerando mais renda para nossos artesãos”, afirma a secretária de Turismo de Garanhuns, Gerlane Melo.
Texto: Ruthe Santana
Edição de texto e fotos: Cloves Teodorico
Secom/PMG