Comemorações pelo “Dia de Garanhuns” continuam hoje (10)

publicado: 10/03/2014 11h18,
última modificação: 17/08/2015 13h24

As homenagens seguem desde o sábado (08) e
culminam hoje (10) com a inauguração do IHGG

As comemorações pelo “Dia de Garanhuns” começaram no sábado (08) com uma sessão solene na Casa Raimundo de Moraes. O plenário da Câmara ficou lotado, entre os convidados autoridades, personalidades e integrantes de associações de moradores. O momento foi marcado também pela passagem do Dia Internacional da Mulher, com homenagens a mulheres da comunidade, do Governo Municipal e ex-vereadoras. Em sua fala de encerramento, o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Ramos Filho, ressaltou a importância do resgate histórico que foi feito, com a volta do 10 de março como Data Oficial de criação do município de Garanhuns. “Nós nos sentimos honrados de termos participado deste momento. Contribuindo tanto por meio do IHGG, com os nossos integrantes, principalmente o Presidente, Professor Cláudio Lima, como com o Projeto de Lei”, destacou o vereador.

Na manhã do domingo(9), as homenagens foram iniciadas com uma caminhada do “Grupo dos Amigos Caminhando no Parque”. Antes da saída, uma benção do Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães, que também seguiu em caminhada junto com os demais, pelas principais ruas e avenidas de Garanhuns, tendo o ponto final no Palácio Celso Galvão. Os caminhantes, alguns moradores e autoridades participaram juntos do tradicional momento de hasteamento dos pavilhões. O encerramento da solenidade foi marcado por fogos e pelo corte do bolo, decorado com o Brasão de Garanhuns. Logo em seguida, houve o culto na Igreja Presbiteriana Central.

À tarde, a comemoração teve o seu momento cultural vivenciado no Parque Euclides Dourado. A secretaria de Cultura preparou uma programação especial, mostrando toda a riqueza cultural da cidade. Por volta das 15h30, o grupo Coco do Timbó com o Mestre Juarez abriu as festividades no Parque. Em seguida, foi a vez do Reisado Santíssima Trindade mostrar toda a sua grandiosa riqueza cultural. A banda Folclore Verde do Castainho – que existe desde 1916 – também fez a sua apresentação, seguida da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Terezinha – que desfilou no carnaval de Garanhuns depois de 21 anos sem apresentações – e, encerrando as apresentações deste domingo com um grande baile dançante, a Orquestra Manoel Rabelo.

A secretária de Cultura, Cirlene Leite, falou sobre a importância dessas apresentações em comemoração ao “Dia de Garanhuns”. “É de suma importância que nós possamos trazer sempre pra população atrações que fazem parte da cultura do município. Esse momento foi reservado especialmente pra isso. Quando fomos buscar atrações quilombolas, nós queríamos fazer com que as pessoas entendessem a importância dessas comunidades para a formação de Garanhuns” comentou.

As comemorações do domingo terminaram com a realização de uma missa na Catedral de Santo Antônio. Na procissão de entrada a Bandeira de Garanhuns e fotos antigas do município lembraram a data.

As festividades em comemoração aos 203 anos do município continuam nesta segunda-feira (10) com a inauguração da sede do IHGG (Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns), a partir das 19h. Na programação, o lançamento do livro “Pingos de Garahuns”, de autoria de Arlinda da Mota Valença (in memorian), a abertura da exposição do Arquivo Público de Pernambuco; o lançamento do selo comemorativo aos 203 anos de Garanhuns; uma palestra com o historiador Hildo da Rosa, sobre o arquivo público com a pretensão de explicar a modernização no processo de arquivamento; e o cordelista Gonzaga de Garanhuns aproveita para lançar um cordel em reverência à data, simbolizando a participação nas comemorações do aniversário da “Terra das Sete Colinas”. Os presentes também assistirão a uma palestra com o professor Marcílio Lins Reinaux.

O prefeito Izaías Régis que cumpria agenda de consultas e exames médicos no Recife, de onde hoje segue para Brasília (DF) vem sendo representado em todas as solenidades pelo Secretário de Governo, Wanderley Lopes.

20140309_193716

20140309_202151 CIMG0227 CIMG0253 CIMG0258 CIMG0268 DSC05304 DSC05306 DSC05307 img_112 img_188

Texto: Jacqueline Menezes
Fotos: Jacqueline Menezes, Marcella Valença, Ronaldo César e Samara Pontes