GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Mulher Combate à violência contra a mulher é tema de série de reuniões entre Secretaria e instituições de segurança

Mulher

Combate à violência contra a mulher é tema de série de reuniões entre Secretaria e instituições de segurança

Primeiro encontro aconteceu nesta quarta-feira (10)       por CLOVES TEODORICO A Secretaria da Mulher (SecMul) realizou, nesta quarta-feira (10), uma reunião para traçar estratégias de execução de ações visando a intensificação do combate à violência contra a mulher...

Publicado em

Primeiro encontro aconteceu nesta quarta-feira (10)

 

 

 

por CLOVES TEODORICO

A Secretaria da Mulher (SecMul) realizou, nesta quarta-feira (10), uma reunião para traçar estratégias de execução de ações visando a intensificação do combate à violência contra a mulher em Garanhuns. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Estadual da Mulher e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). O encontro foi o primeiro de uma série de encontros.

De acordo com a titular da pasta, Eliane Simões Vilar, a ideia é adaptar ações que já vêm dando certo e criar novos mecanismos que assegurem a integridade e o acolhimento das vítimas de violência. “A atuação de todos nós, que trabalhamos diretamente com os casos de violência, precisa de adaptação constante. O objetivo de reunir essas autoridades é mostrar nossa preocupação com a temática em questão e definir, em parceria, a intensificação do trabalho, com reflexos na diminuição dos índices”, enfatiza.

A primeira medida concreta é a Sala de Acolhimento à Mulher. O local está sendo finalizado e funcionará no prédio da Delegacia Regional de Garanhuns. A proposta do ambiente é servir como suporte de atendimentos relacionados às mulheres – fazendo com que elas não fiquem no mesmo ambiente que o agressor. A sala, que deve ser inaugurada em breve, também conta com uma decoração diferenciada, com elementos que colaboram para o bem-estar da vítima.

O recém-empossado delegado regional de Garanhuns, Luiz Bernardo Moraes, ressaltou a importância da ocasião. “Somar as forças para que toda a região diminua seus índices de criminalidade é o nosso objetivo. Esse momento, que é minha primeira reunião com a equipe da Secretaria da Mulher, também serve de boas-vindas. Estaremos sempre de braços abertos para discutir essas ações e a sala especial, lá na delegacia seccional, servirá de base para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica”, ressaltou.

A fala do delegado regional reforça o comentário do delegado titular da 1ª delegacia de Garanhuns, Patrick Dias. “Tratamos dos mais variados pontos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Com esses encontros, poderemos criar um fluxograma, elaborado pela própria Câmara Técnica, padronizando e otimizando os atendimentos que chegam nas nossas delegacias”, completou.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Paulo César, esteve no encontro ao lado do major Albuquerque, que comentou sobre direcionamentos da reunião. “Foi muito importante. Vamos capacitar os nossos policiais no trabalho junto à Patrulha Maria da Penha, que deverá evoluir sua atuação e conforme as próximas reuniões”, disse.

Representando o Governo do Estado, a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SecMul de Pernambuco, Bianca Rocha, comentou acerca da relevância da atuação em conjunto na obtenção de resultados. “Essa integração serve para que a gente possa afinar a relação com a secretaria local. A atuação dessa política em rede é fundamental na redução dos índices de violência. Além do mais, também serve para fortalecer as cidades circunvizinhas e suas redes municipais”, finalizou.

Elielson Pereira, presidente da AMSTT, avaliou o encontro como produtivo e destacou sua preocupação com o tema. “Já existe uma parceria muito boa com as instituições envolvidas na segurança. Queremos trazer sugestões e criar ações efetivas para melhorar o que está sendo trabalho atualmente. Nosso efetivo será treinado para ajudar diariamente”, enfatizou.

Reuniao Semul Planejamento VIolencia Contra Mulher - Gabriela Ramos - 100517 (12)

 Fotos: Gabriela Ramos – Secom/PMG

Data: 10 de maio de 2017

Redimensionar Fonte
Contraste