publicado: 29/04/2015 16h42,
última modificação: 29/04/2015 16h44

Reuniões para popularizar a legislação ambiental e incentivar ações de sustentabilidade devem ser realizadas em outras instituições

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns (Semarh), promoveu uma reunião entre a direção da Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov). A negociação entre os dois órgãos, com o objetivo de aproveitar os resíduos sólidos gerados na instituição de ensino, foi a principal pauta.

De acordo com o secretário Renato Mattos, a Prefeitura de Garanhuns, atualmente, atua, voluntariamente, no recolhimento dos resíduos sólidos – principalmente seus grandes geradores, como órgãos públicos, universidades e empresas. “A legislação ambiental diz que o gerador desses resíduos é o responsável pela sua logística até o destino final, ou seja, cabe ao grande gerador destinar adequadamente, o seu próprio lixo”, destaca o titular da pasta.

Na oportunidade, o professor e membro da Comissão de Sustentabilidade, Paulo Dill explicou como será o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UAG/UFRPE – que se encontra em elaboração. Ele também ressaltou que a unidade implantará a plena coleta seletiva com separação de todos os resíduos para destinação de compostagem, reciclagem e entrega ao aterro sanitário da parte inaproveitável.

Também estiveram presentes, na ocasião, a conselheira fiscal da Asnov, Núbia Bezerra de Almeida; a presidente da associação, Fabiana Maria de Sales; Valdeline Cardoso de Oliveira, representante da Direção Administração da UAG; e o assessor técnico do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Stoni Costa, que evidencia a importância dessas discussões. “Reuniões como essas é que fazem com que nós possamos esclarecer o papel de cada instituição e direcionar ações necessárias para que todos cumpram suas obrigações legais”, pontuou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns vai continuar realizando reuniões com a proposta de popularizar a legislação ambiental e ideias de sustentabilidade. A ação conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Coleta imediata – A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida vai enviar uma proposta com as intenções da prestação de serviços de destinação final dos resíduos. Há, ainda, a possibilidade de coleta imediata dos materiais dentro do campus com o caminhão da associação.Coleta de resíduos sólidos é discutida entre Secretaria de Meio Ambiente e UFRPE2 Coleta de resíduos sólidos é discutida entre Secretaria de Meio Ambiente e UFRPE3

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos