Cerca de 200 servidores da Rede Municipal de Ensino participam de seminário final do Pnaic

publicado: 10/06/2018 01h19,
última modificação: 10/06/2018 01h19

O momento de discussão sobre o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa foi realizado na Aesga na manhã deste sábado (09)

da ASSESSORIA DE IMPRENSA
com informações da Secretaria de Educação
09 de junho de 2018

Cerca de 200 professores alfabetizadores, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino participaram do seminário final do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), na manhã deste sábado (09). O momento faz parte da formação continuada dos professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e articulados do Programa Novo Mais Educação.

A manhã foi marcada pela socialização dos docentes, com discussão sobre atividades e projetos em sala de aula. A abertura foi feita pelo coral Como é bom ser criança, da Escola Municipal José Ferreira Sobrinho e com a professora e cordelista, Edilene Soares.

A secretária de Educação, Eliane Vilar, esteve presente e fez refletir a importância e a responsabilidade que os professores têm com a educação dos estudantes que estão sob a sua responsabilidade. A diretora de Ensino, Cláudia Oliveira, explicou o objetivo principal do Pnaic. “O programa tem como objetivo apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC”, ressaltou.

As boas vindas foram dadas pela diretora em Formação, Cynara Alves. A retrospectiva sobre o Pnaic foi explanada pela diretora de Ensino, Cláudia Oliveira. Diversas experiências vivenciadas por meio do Pnaic foram apresentadas, como “Lendo, vivendo e aprendendo valores”, ministrado pela professora Nadja Alves, da Creche Eterna Aliança; “Contos Infantis”, da professora Quitéria Mércia, da Escola Municipal São Francisco de Assis; “Trabalhando uma receita massa”, do professor ngelo Daniel, da Escola Maria Tavares; “Um olhar criativo”, da professora Geralda Fábia, da Escola Miguel Arraes; “Dança e sentimento”, da professora Paula Égina, da Escola José Ferreira Sobrinho; “O vendedor de frutas”, de Tarsila do Amaral, foi apresentado pela professora Marcília Leite, da Escola Silvino Almeida; “A ludicidade no processo de aprendizagem” foi discutido por a professora Maria Vera Lúcia Mendes, da Escola Luiz de Souza Cavalcante; “Estratégia de Leitura e Interdisciplinaridade com História em Quadrinhos da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo”, foi apresentado por Jaisa Alexandre Albino, da Escola Francino Albino da Silva.