Curso “Gestos e Palavras Falam” forma profissionais na área de contação de histórias
Na manhã de hoje (11), foi realizado no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP), o curso “Gestos e Palavras Falam”. Com o intuito de formar profissionais para atuarem como contadores de história, independente de suas limitações, a iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes, por meio do CAP, com a Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” e Biblioteca “Casa da Gente”. O curso “Gestos e Palavras Falam” faz parte do projeto “Nas Ondas da Leitura em Braille”.
De acordo com a gestora do CAP, Lenice Couto, a iniciativa de formar esses novos profissionais começou como oficina em agosto de 2014, na Semana da Pessoa com Deficiência – realizada de 21 a 28 de agosto -, e voltou agora em março como curso de formação. “A mesma turma que participou da oficina no ano passado, agora continua conosco. A partir desse momento, nós iremos contar com encontros duas vezes ao mês e seguiremos assim até o mês de julho. Pretendemos posteriormente capacitar ainda mais pessoas. Nosso objetivo é fazer com que a sociedade entenda que eles são profissionais tão capazes como qualquer outro indivíduo”, destaca a gestora.
O Centro de Apoio Pedagógico em Garanhuns fica localizado na travessa Belarmino Dourado, nº 35, bairro Heliópolis e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. “Nós atendemos aqui no espaço, crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, de Garanhuns e de algumas cidades do Agreste Meridional. No nosso dia a dia eles participam do ensino do sistema Braille; escrita cursiva, para a assinatura de seus nomes; informática através de softwares de voz; além de aulas de orientação e mobilidade. Também realizamos aqui formação continuada para profissionais que atuam com a pessoa com deficiência visual”, pontua Lenice Couto.
Texto e fotos: Samara Pontes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)