Celebração de despedida de Dom Fernando Guimarães marcou domingo em Garanhuns

publicado: 29/09/2014 19h17,
última modificação: 29/09/2014 19h17

A tarde de ontem (28) ficou marcada como uma data histórica para a comunidade cristã católica de Garanhuns. Com a Catedral de Santo Antônio lotada de fiéis e todo o clero da Diocese presente, foi realizada a missa de ação de graças de Dom Fernando Guimarães, em referência a sua passagem por Garanhuns, e também sua celebração de despedida para a nova missão que lhe foi confiada pelo papa Francisco, ser Arcebispo Militar do Brasil.

Na ocasião, o bispo foi homenageado com o título de cidadão garanhuense, entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Ramos. Visivelmente emocionado, ao celebrar sua última missa na igreja matriz, na qual passou mais de seis anos, Dom Fernando agradeceu a população pela presença e citou vários momentos nos quais passou em sua trajetória pela diocese, como também disse que está sendo um momento difícil para ele, já que vai se ausentar de uma cidade na qual fez muitas amizades e onde está toda sua família. “Eu nunca disse não a igreja. E eu não poderia dizer um não ao papa, pois um não a ele, seria um não a Deus”, disse. Sua posse na Arquidiocese Militar do Brasil será realizada no próximo dia 07 de outubro, às 16h, em Brasília (DF).

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, também se emocionou pela celebração, agradeceu a Dom Fernando por ter conduzido o povo católico de Garanhuns e por juntos terem firmado a parceria de colocar a missa do Galo em seu horário fiel, às 00:00h do dia 24/12. “Onde o senhor estiver, não esqueça de Garanhuns, pois será um cidadão garanhuense”, encerrou.

Celebração de despedida de Dom Fernando Guimarães marcou domingo em Garanhuns4

Texto e fotos: Luanny Porto