Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno será realizada em Garanhuns

publicado: 14/10/2014 14h23,
última modificação: 14/10/2014 14h25

Diversos setores da sociedade se reunirão em prol do fortalecimento da
política da pessoa idosa nos municípios pernambucanos

A partir de amanhã (15), será realizada, em Garanhuns, a I Caravana de Direitos Humanos Para o Envelhecimento Digno. A iniciativa, que acontece no Sesc da cidade, das 08h às 17h, e segue até a sexta-feira (17), tem o objetivo de discutir o fortalecimento da política da pessoa idosa nos municípios pernambucanos. A caravana é uma realização da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (Sedipi), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Governo de Estado, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns.

Várias ações serão realizadas durante todo o mês de outubro. Além de Garanhuns, cidades como Arcoverde, Petrolina e Itamaracá servirão como sede desses encontros. Essas ações serão direcionadas aos diversos segmentos sociais como pessoas idosas, secretários, diretores, gestores de políticas públicas, dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilips), entre outros.

Diversos municípios situados no Agreste Meridional, Setentrional e Central participarão da caravana, em Garanhuns. “A realização de momentos como este é, de fato, muito importante para que se possa discutir políticas destinadas à pessoa idosa. Assim como cuidamos das crianças, por exemplo, também precisamos ter atenção diferenciada aos idosos de todo o Estado”, destaca a secretária de Assistência Social, Célia Sobral.

Segue, abaixo, a programação da I Caravana de Direitos Humanos Para o Envelhecimento Digno em Garanhuns:

Quarta-feira (15) – FÓRUM DE GESTORES

PÚBLICO ALVO – Prefeitos, Gestores das Políticas Públicas, Promotores de Justiça,

Dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idoso (a)s – ILPIs;

8h – Credenciamento e Café da manhã com Prosa.
9h – Abertura e Formação da Mesa Dr. Bernardo D’Almeida;
9h40min – Proposta do Fórum e Assinatura do Protocolo, do Secretário Executivo de
Justiça e Direitos Humanos – DR. PAULO MORAES, junto as Autoridades presentes;
10h40min – Apresentação da Superintendência e do Plano Estadual da Pessoa Idosa – NIEDJA GUIMARÃES (Superintendente);
11h10min – Apresentação do Ciappi – PAULA REGINA (Coordenadora do Ciappi);
11h40min – Apresentação do Projeto HumanIdade – GABRIELA MOURA (Coordenadora);
12h – Debate;
12h30min – Intervalo para Almoço.
13h30min – Palestra sobre Criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa – DRA. YELENA ARAÚJO (Promotora Criminal);
14h30min – Debate.
15h – Apresentação do PROCON E INSS (com representações institucionais);
16h10min – Debate.
16h40min – Encerramento das Atividades do Dia.

Quinta-feira (16) – ENCONTRO – “DISCUTINDO O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”

Público Alvo – Conselheira (o)s, Delegado (a)s de Polícia e Policiais Civis e Militares, Gestores e Profissionais de Saúde.

8h – Credenciamento e Café da manhã com Prosa;
8h40min – Acolhimento;
9h – Mesa Redonda – “Discutindo o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”;
“Enfrentando à Violência Contra a Pessoa Idosa”– 45min (PAULA REGINA) – Coordenadora do Ciappi;
“O Papel do Setor Saúde Frente à Violência Contra a Pessoa Idosa”– 45min (LUCYANA MOREIRA/ SANDRA SOUZA) da SES/PE;
As Denúncias: O Que Fazer? Como e pra Onde Encaminhar a Demanda? – 45min (DR. ERONILDO RODOLFO DE FARIAS) – Conselheiro do CEDI e Delegado da Delegacia do da Pessoa Idosa.
11h15min – Intervalo;
11h30min – Debate;
12h – Intervalo para Almoço.
13h – Importância e Fortalecimento dos Conselhos (NIEDJA GUIMARÃES) – Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI);
14h – Oficina “Operacionalização e Funcionamento dos Conselhos – Dificuldades e Soluções”;

O Trabalho de Grupo – Facilitadora: PAULA REGINA MACHADO;
16h – Apresentação dos Resultados dos Grupos;
17h – Encerramento.

Sexta-feira (17) – “ENCONTRO COM AS PESSOAS IDOSAS DE TODOS OS MUNICIPIOS”

Público Alvo – Pessoas Idosas;

8h – Credenciamento e Café da manhã com Prosa;
9h30min – Palestra sobre a Importância do Empoderamento e Protagonismo da Pessoa Idosa – (exposição de uma idosa por município)
10h30min – Cine Cidadania;

Debate;
12h – Intervalo para Almoço.
14h – Apresentações Culturais Locais;
16h – Encerramento das Atividades.

Texto: Samara Pontes
Revisão de texto: Cloves Teodorico